14/08/2013 - Complexo industrial avança em medicamentos de alta tecnologia

A criação do conceito de Complexo Industrial da Saúde (CIS) como uma área estratégica para a ampliação do acesso aos medicamentos pela população representou a instalação de uma política de estímulo ao investimento em desenvolvimento tecnológico e inovação nas indústrias brasileiras.

Desde então o cenário de incentivos para o CIS tem sido ampliado, o que levou a área a ser considerada protagonista das políticas públicas de incentivo a cadeia produtiva no Brasil, principalmente com a estruturação das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para o fornecimento de medicamentos de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para falar desta evolução e propor estratégias para os próximos anos, o sétimo Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed), que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, contará com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), Carlos Gadelha, que abordará as perspectivas de ampliação da política na plenária “Definição dos rumos da indústria da saúde”.

Em entrevista, Gadelha explica que o grande desafio é não só dar continuidade a essa política, como também introduzir um mecanismo de avaliação para que o instrumento seja cada vez mais consolidado e capaz de entrar no campo da alta tecnologia. “A indústria farmoquímica ficou destruída por muito tempo no Brasil, e nesse período recente ela renasce. Agora o grande desafio é entrar com força no campo na inovação tecnológica, começando com um processo implemental, mas avançando para que o País possa entrar na geração de tecnologias a partir de empresas nacionais”, explica.

Fonte: Guia da Farmácia Online

Fotos Relacionadas