08/11/2013 - Assessor do CFF ministra palestra no Hemo 2013

O assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia – CFF e membro do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, Tarcísio Palhano, proferirá palestra durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo) de 2013. Organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o Hemo 2013 começou nesta quinta-feira, dia de 7 de novembro, e vai até o dia 10, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Tarcísio Palhano abordará sobre a atuação do CFF na implantação da Política Nacional de Segurança do Paciente.

A programação do Hemo 2013 está sendo norteada na abordagem de aspectos referentes à educação e evolução científica da hematologia, hemoterapia, terapia celular e gênica no Brasil. A cada ano o encontro reúne uma média de 4.500 congressistas, entre hematologistas, hemoterapeutas e profissionais de áreas correlatas que integram as equipes “multi”, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, biomédicos e farmacêuticos, entre outros, e é considerado o maior evento da especialidade do mundo ocidental.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente visa reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde no país. Estudos recentes mostram que a incidência de eventos adversos no país é alta. No Brasil a ocorrência deste tipo de incidente é de 7,6%. Desses, 66% são evitáveis. O Brasil lidera a proporção de eventos evitáveis numa lista com outros seis países: Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Dinamarca, Canadá e França. Com a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, o Ministério da Saúde colocou o tema na agenda de suas prioridades.

Fotos Relacionadas