07/11/2013 - Cebrim lança 3ª edição do Boletim Farmacoterapêutica

O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), do Conselho Federal de Farmácia – CFF acaba de publicar a 3ª edição do boletim Farmacoterapêutica deste ano. Para ler esta edição acesse o link http://migre.me/gzHUJ

O Informativo traz dois artigos sobre uso de estatinas, fármacos usados no tratamento da hipercolesterolemia e na prevenção da aterosclerose. O primeiro, escrito por dois médicos da família, Jardel Corrêa de Oliveira e Bruno Andrades, é uma revisão narrativa minuciosa na qual se questiona a ampliação do uso das estatinas para pessoas de baixo risco cardiovascular. O segundo artigo, traduzido do boletim independente Australian Prescriber, trata sobre o uso de estatinas em idosos.

Na seção “O que há de novo?”, o boletim apresenta uma breve análise sobre a ivabradina, antianginoso com ampliação de uso para pacientes com insuficiência cardíaca crônica, e sobre a pitavastatina, mais um hipocolesterolemiante do grupo das estatinas. A seção “Segurança de Medicamentos” traz dados sobre o risco de câncer de bexiga associado ao uso de pioglitazona e sobre o risco de arritmias cardíacas com o uso de ondansetrona. O boletim tem ainda uma seção chamada “Dia-a-dia”, destinada à divulgação de respostas às perguntas originadas de profissionais de saúde de todo o Brasil.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação/Cebrim

Fotos Relacionadas