26/03/2010 - REUNIÃO GERAL (III): Parcerias ganharam destaque

Durante a 56ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, abriu espaço para a participação de outras entidades farmacêuticas no evento. O Presidente da Federação Interestadual de Farmacêuticos (Feifar), Danilo Caser, falou sobre a importância da relação entre Sindicatos e Conselhos profissionais para o fortalecimento da categoria.

Caser apresentou duas propostas de ação conjunta da Feifar com o CFF e os CRFs: apoio entre os Conselhos e os Sindicatos na regulamentação do Projeto de Lei das anuidades e na efetivação do cumprimento dos artigos 607 e 608, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e da nota técnica 201/2009, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sobre a obrigatoriedade da apresentação da guia de pagamento da contribuição sindical para renovação das certidões de regularidade; e a união entre os Conselhos, entidades científicas e o movimento sindical em um esforço extra pelo fortalecimento da farmácia de propriedade do farmacêutico. O Plenário do CFF decidiu estudar as propostas.

Já o Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Amilson Álvares, levou à Reunião Geral informações sobre a implantação da entidade, nos Estados. “Já temos 12 Regionais instaladas, nos Estados, e, em breve, nosso site estará disponível para visitação. A SBFC intensificará a qualificação dos profissionais que estão em contato direto com a população e levará grandes benefícios para a saúde dos brasileiros”, completou.

NA CÂMARA – Durante a Reunião, a farmacêutica e Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-BA), destacou a importância da união de entidades profissionais e seus representantes no Congresso Nacional e convidou os presentes para o relançamento, na Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, no dia 7 de abril de 2010. “Quanto mais unidos estivermos - parlamentares, Conselhos, Federações, Sindicatos e profissionais -, mais forte seremos”, conclamou.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Yosikazu Maeda

Plenário do CFF durante a palestra realizada pelo Presidente da Feifar, Danilo Caser