10/03/2017 - Saúde estética na "Entrevista Farmacêutica"

Uma resolução do Conselho Federal de Farmácia – a de nº 573, publicada no “Diário Oficial da União”, no dia 24 de maio de 2013 – altera positivamente o panorama da estética, no País. A resolução regulamenta as atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética e da responsabilidade técnica pelo estabelecimento que executa atividades afins.

A saúde estética é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, ao vivo, nesta quarta-feira (15.03.17), a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.200 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

GANHOS SOCIAIS - Ao reconhecer a estética como área de atuação do farmacêutico, a norma editada pelo CFF qualifica técnica e cientificamente o setor, porque os farmacêuticos são detentores de conhecimentos clínicos utilizados na terapêutica para fins estéticos e de saúde. Com isto, ganha a sociedade, que passa a contar com serviços de qualidade. Para os farmacêuticos, a resolução, além de estabelecer regulamentos para as suas atividades, consolida um importante nicho de mercado.

Como conciliar saúde à estética? Que serviços o farmacêutico pode prestar nessa área? O que a Resolução 573/13 exige do farmacêutico que pretende atuar na saúde estética? Onde (na farmácia? Numa clínica?) o profissional está autorizado a prestar serviços nessa área? Em que situações a saúde estética é eficaz? Quais são os ganhos da população com a prestação de serviços nesse setor pelo farmacêutico? As respostas estão com.

O ENTREVISTADO - DR. VALMIR DE SANTI é farmacêutico graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, mesma instituição pela qual cursou o mestrado em Saúde Pública. DR. VALMIR atuou como professor de Epidemiologia, de Políticas de Saúde e Planejamento, de Gestão da Assistência Farmacêutica e de Serviços no SUS (Sistema Único de Saúde) dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina da UEPG. Foi Secretário de Saúde do Município de Ponta Grossa e é um estudioso do sistema público de saúde do Brasil e de outros países. DR. VALMIR DE SANTI é vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF

Fotos Relacionadas