13/04/2017 - Homeopatia na psiquiatria é tema da ENTREVISTA FARMACÊUTICA

A “Entrevista Farmacêutica” da próxima quarta-feira (19.04.17) vai tratar da homeopatia na psiquiatria. A homeopatia tem uma relação embrionária com a psiquiatria. Vejamos: a tese de doutorado do criador dessa especialidade, o Dr. Samuel Hahnemann, defendida, em 1779, leva o seguinte título: “As enfermidades da Alma. Os Loucos”. Já em seu livro “Organon da Arte de Curar”, que é a base da teoria homeopática, Hahnemann pontifica: “Nunca poderemos curar, se não observarmos, entre outros sintomas, os relativos às mudanças no estado mental”. A homeopatia é, cada vez mais, utilizada no tratamento de pacientes psiquiátricos.

Para falar sobre o assunto, convidamos a DRA. KAREN DENEZ. Farmacêutica formada pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com habilitação em Análises Clínicas, Karen Denez é especialista em Farmácia de Manipulação pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí)/SC e pela Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais). É, também, especialista em Homeopatia pela ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas) e mestre em Assistência Farmacêutica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A Dra. Karen é a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, ao vivo, na próxima quarta-feira (19.04.17), a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas