14/07/2017 - Representantes do CFF são recebidos pelo presidente da Anvisa

Representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) se reuniram nesta quinta-feira, dia 13 de julho, com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, na sede do órgão. Os assuntos em pauta foram a atualização da RDC/Anvisa nº 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas, e a Consulta Pública nº 328/2017, que trata dos requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, externou o anseio da comunidade farmacêutica pela urgente atualização da RDC/Anvisa nº 44/2009, considerando as mudanças observadas nas atividades profissionais da categoria, especialmente a partir da publicação da Lei nº 13.021/14. “Há atividades que estão autorizadas em lei, mas que ainda não são executadas por falta de atualização da RDC 44 ou publicação de norma específica, como é o caso da disposição e da aplicação de vacinas”, salientou Walter da Silva Jorge João.

Em relação a este assunto, os representantes do conselho aproveitaram para reiterar pontos do documento entregue à Anvisa, como contribuição à Consulta Pública nº 328/2017. O presidente da Anvisa informou que o órgão está compilando as mais de duas mil contribuições recebidas e que promoverá uma reunião pública para apresentar o documento final, com os pré-requisitos para o funcionamento dos serviços de vacinação.

Congresso Brasileiro - Também foi formalizado ao presidente da Anvisa o convite para a participação no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado pelo CFF de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Além de participar da solenidade de abertura, ele foi convidado a proferir a palestra “Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: 18 anos de avanços e desafios na proteção à saúde da sociedade”, ambas no dia 15. Jarbas Barbosa agradeceu o convite e confirmou sua presença no congresso, que deve ser o maior da profissão farmacêutica neste ano.

Além de Jarbas Barbosa, estiveram presentes pela Anvisa, o diretor adjunto DIARE, Pedro Ivo, e a assessora /GADIP, Doriane Patrícia. Pelo CFF, acompanharam o presidente do conselho, Walter Jorge João, os assessores da Presidência, Josélia Frade e Tarcísio Palhano, e o consultor jurídico, Gustavo Beraldo. Representaram a Abrafarma, o presidente executivo, Sérgio Mena Barreto, o coordenador do Programa Assistência Farmacêutica Avançada, Cassyano Correr, e o consultor jurídico, Francisco Rodrigues.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas