12/01/2018 - Uso de medicamentos por atletas é tema da ENTREVISTA FARMACÊUTICA

A “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (17.01.18) convidou o DR. CARLOS ANDRÉ SENA para falar sobre o uso de medicamentos por atletas do ponto de vista da saúde. “Quando se aborda o tema, habitualmente, focaliza-se muito a questão do doping e menos a saúde do usuário”, lembra DR. CARLOS SENA, acrescentando que muitos atletas fazem uso de muitos medicamentos dos mais diferentes grupos farmacológicos, alguns sem a recomendação e o acompanhamento de um profissional da saúde. “Atletas têm o metabolismo acelerado e isto deve ser levado em conta, ao se escolher o medicamento, o que, muitas vezes, não acontece, quando se pratica a automedicação”, alerta.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO – O DR. CARLOS ANDRÉ OEIRAS SENA é farmacêutico-bioquímico graduado pelo Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa). Tem especialização em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura e pós-graduação em Farmacologia Clínica. Atua como farmacêutico plantonista da Maternidade Mãe Luzia, da Secretaria de Saúde do Amapá (AP), Estado pelo qual é conselheiro federal de Farmácia. DR. CARLOS SENAS é, ainda, membro da Comissão Parlamentar do Conselheiro Federal de Farmácia (CFF). É, também, atleta e tem participado de provas de meia-maratona, em todo o País.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas