02/02/2018 - ENTREVISTA FARMACÊUTICA: Saúde implanta novo modelo de aquisição de medicamentos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve na sede do Conselho Federal de Farmácia, no dia 24 de janeiro de 2018, onde participou das comemorações ao Dia do Farmacêutico e recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico Internacional das mãos do presidente do CFF, Walter Jorge João. Durante a cerimônia comemorativa, Barros anunciou a inclusão de serviços farmacêuticos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) do SUS (Sistema Único de Saúde), antes, denominada Tabela de Procedimentos SIA/SUS e mudanças no modelo de aquisição de medicamentos que, segundo ele, está gerando economia para os cofres do Governo e expandido o acesso aos produtos. Anunciou, ainda, mais recursos para o Qualifar-SUS (Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS).

A “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (07.02.18) convidou o DR. EMMANUEL DE OLIVIERA CARNEIRO, coordenador-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), do Ministério da Saúde, para explicar as mudanças em curso dentro do seu setor. Ele falará sobre as vantagens que os ajustes implantados na aquisição de medicamentos estão trazendo para os cofres da Saúde e para os pacientes usuários desses produtos distribuídos na rede pública. Os medicamentos indicados para o tratamento da hepatite C são alguns dos contemplados com as alterações adotadas pela Saúde.

O ENTREVISTADO - EMMANUEL CARNEIRO é farmacêutico pela UFG (Universidade Federal de Goiás), onde fez o mestrado em Ciências Farmacêuticas. É especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua como coordenador-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), do Ministério da Saúde.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas