09/03/2018 - Farmacêuticos realizam atendimentos para a população de Salvador, no Bem Estar Global

 

Pela primeira vez, farmacêuticos de várias partes do país estiveram unidos numa manhã de prestação de serviços de saúde, em Salvador (BA), dentro da ação realizada pelo Bem Estar Global da Rede Globo. O programa foi transmitido ao vivo, às 10h da manhã, do bairro Boca do Rio, para todo o Brasil e mais de cem países. A ação, realizada das 8h às 13h, mobilizou mais de cinquenta pessoas, especialistas em diversas áreas de atuação da Farmácia, professores e estudantes universitários, membros do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), ambos parceiros do CFF neste evento.

Eles realizaram diversos atendimentos à população da capital baiana, como medida de pressão arterial, testes de glicemia capilar, colesterol total, triglicerídeos e orientações ao paciente sobre o uso correto de medicamentos e organização da farmacoterapia, além do descarte correto, e recomendações sobre Fitoterapia (com uso de plantas medicinais) e terapia de Auriculoterapia. Também foram distribuídas etiquetas para orientar os pacientes que utilizam insulina, a descartar corretamente os insumos perfurocortantes.

A Farmácia ocupou duas tendas da ação da Rede Globo. A organização ainda não apurou o número total de atendidos, mas sabe-se que mais de 200 pacientes passaram pelo atendimento clínico, que envolveu acolhimento, rastreamento em saúde, exames laboratoriais e consulta farmacêutica. Os casos que necessitaram de continuidade de tratamento foram encaminhados a serviços de saúde. O desconhecimento da população sobre o uso correto e a falta de adesão ao medicamento chamaram a atenção dos farmacêuticos clínicos. Muitos pacientes já tinham acesso ao tratamento, mesmo assim estavam com a doença descontrolada. Esses casos foram encaminhados a serviços de saúde.

A participação dos voluntários no programa Bem Estar Global é coordenada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e foi viabilizada por meio de uma parceria com a Rede Globo. "Trata-se de uma parceria inédita, que irá contribuir para dar visibilidade ao trabalho do farmacêutico no cuidado à saúde. Nossa equipe possui capacidade técnica e foi preparada para prestar um serviço de excelência à população de Salvador", comentou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

 

A assessora da presidência do CFF, Josélia Frade, coordenadora da ação e responsável pela tenda da Farmácia, disse que o mais gratificante desta mobilização foi a integração da equipe em tão pouco tempo, já que a confirmação da participação do Conselho aconteceu há apenas duas semanas. “Agradeço muito à todas as pessoas que se dispuseram a vir e dedicaram todo o seu conhecimento e amor pela profissão e pelo próximo para atender à população de Salvador com tanto profissionalismo e carinho”, ressaltou Josélia.

O estande do CFF chamou atenção dos participantes e foi um dos mais visitados. A Rede Globo fez um link ao vivo com entrevistas na tenda da Farmácia e a repercussão foi imensa. O estande foi visitado pela produtora executiva do programa, que elogiou a organização e parabenizou os farmacêuticos pela capacidade de mobilização num curto período com serviços de expressiva qualidade. Com a aprovação da Rede Globo, o CFF terá a chance de participar de outras edições.

Encaminhamentos
O primeiro encaminhamento feito foi de uma senhora de 68 anos. Ela apresentou pressão arterial de 210 /120 mmHg, mesmo sem ter relatado sintomas. O farmacêutico Wallace Entriger, do Paraná, a encaminhou ao serviço de cardiologia, no estande ao lado. Outro paciente, de 65 anos, relatou ter diagnóstico de hipertensão e diabetes. Mesmo sem levar a prescrição medicamentosa por escrito, ele soube relatar tudo o que utiliza em seu tratamento. A farmacêutica Aline Bonetti, de Curitiba (PR), avaliou que não se tratava de uma urgência a ser encaminhada ao serviço médico, mas o paciente recebeu encaminhamento para que seja feita uma revisão da farmacoterapia na farmácia de preferência do paciente. “Eu me preocupei porque ele está usando alguns medicamentos de segunda linha e a Losartana, duas vezes ao dia, está acima da dosagem máxima, que é 150mg e ele está usando 200mg”, explicou Aline.

Teste de fluxo pulmonar
O teste de medidas de pico de fluxo pulmonar (Peak Flow) mede o esforço máximo que a pessoa consegue fazer para alcançar o pico do fluxo de ar que sai do pulmão. “Eu identifiquei um paciente tabagista, que fuma há 40 anos, um maço de cigarros por dia, e tem uma função pulmonar de 42%, bem abaixo do previsto para ele”, explicou Roberto Vieira.

Auriculoterapia
O farmacêutico e professor de acumpultura, Marco Augusto Cecchini, de São Paulo, fez parte da equipe de Auriculoterapia, um microssistema que utiliza pontos da orelha para tratar doenças. A terapia não tem contra indicação e pode ser feita em pessoas de todas as idades. Ele utilizou na aplicação, sementes de mostarda (por serem redondas), que são afixadas em pontos da orelha com um pequeno esparadrapo. “Depois de aplicado, o paciente deve apertar esses pontos três vezes ao dia, sentir a dor como se estivesse tomando uma dose de medicamento. O cérebro capta essa mensagem transmitida pela dor e libera endorfinas. É um tratamento fisiológico”, detalhou Marco.

 

Fitoterapia
A farmacêutica Mara Zélia de Almeida, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, participou da ação com orientações à população sobre como usar corretamente plantas medicinais e fitoterápicos. Ela e sua equipe de estudantes levaram mudas e ervas secas para o preparo de chás que foram distribuídos à população. “As plantas que estão aqui sendo ofertadas ao público são aquelas que têm eficácia comprovada cientificamente. Também estamos orientando sobre dosagem, quantidade, qual parte de cada planta deve ser utilizada (folha, caule, flor, raiz) e a forma de preparo de cada uma, além da dosagem correta de cada tipo de chá. Tudo isso está descrito num folheto que foi entregue à população”, explicou a professora.

Assista o programa completo em https://g1.globo.com/bemestar/noticia/salvador-recebe-o-bem-estar-global.ghtml

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas