10/05/2018 - Equipe voluntária no Bem Estar Global padroniza rotinas de trabalho

 A equipe de farmacêuticos que estará a postos na Tenda da Farmácia nesta sexta-feira, dia 11 de maio, das 8 às 13 horas, na Praça Cívica, em Goiânia (GO), durante o Bem Estar Global está reunida, neste momento, na sede do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO). Para que a população seja muito bem acolhida, os farmacêuticos responsáveis pelo atendimento e estudantes voluntários envolvidos nas atividades de suporte estão padronizando as rotinas de trabalho. A atividade está sendo coordenada por Josélia Frade, responsável pelo projeto no Conselho Federal de Farmácia (CFF). 

Na abertura do treinamento, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, deu as boas-vindas à equipe. A conselheira federal de Farmácia, Sueza Oliveira, falou da responsabilidade da equipe diante do destaque conquistado no projeto, desenvolvido pela Rede Globo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). “Ver a profissão em destaque é um sonho realizado, portanto temos a importante missão de fazer o melhor”, assinalou.

A presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Carmen Iris Tolentino, reiterou as palavras da conselheira. “É uma grande responsabilidade, realmente, e agradeço ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) por ter viabilizado essa parceria”, ressaltou. Zulma Tavares representou o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO).

Neste mês de maio, em que se comemora o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, esse será o foco da atuação dos farmacêuticos no Bem Estar Global. Para que os profissionais voluntários possam intervir visando à obtenção do máximo benefício possível nos tratamentos, com o menor risco, a população está sendo convidada a comparecer ao local da ação levando seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenha. "A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los", explica a coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade.

Os farmacêuticos também atuarão no rastreamento em saúde, por meio de verificação de parâmetros como pressão arterial, glicemia e colesterol capilar e teste de capacidade pulmonar. Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para os serviços de saúde para diagnóstico nosológico. Também estarão à disposição na Tenda da Farmácia uma série de outros serviços e procedimentos: orientação sobre uso de dispositivos inalatórios, distribuição de seletores de local de aplicação de insulina, distribuição de etiquetas adesivas e orientação sobre reciclagem de embalagens para descarte de material perfuro-cortante usado no tratamento de diabetes, oficina de plantas medicinais, atendimento de auriculoterapia e coleta de sobras e medicamentos vencidos.

A edição de Goiânia será uma realização do CFF, em correalização com o CRF-GO, e terá o apoio Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfar-GO) e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO).

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas