11/01/2019 - Entrevista Farmacêutica fala das formas dos comprimidos

Procedimentos corriqueiros, adotados, por conta própria, por usuários de medicamentos ou por seus responsáveis desconsideram os objetivos das formas farmacêuticas, resultado de longo e rigoroso processo de pesquisa e produção, na indústria. São os casos de pessoas que partem ou trituram comprimidos e drágeas, diluem o conteúdo das cápsulas em água ou suco, ou colocam esses produtos debaixo da língua, entre outros exemplos. Quando adotados à revelia da recomendação e orientação de um profissional da saúde, como o farmacêutico, estes procedimentos equivocados podem comprometer o efeito terapêutico do medicamento e causar sérios danos à saúde. Os riscos gerados pela desobediência ao que preconizam as formas farmacêuticas dos medicamentos desenvolvidos pela indústria é o tema da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (16.01.19).

O ENTREVISTADO - Convidamos o DR. JAIRO SOTERO para falar sobre as formas farmacêuticas dos comprimidos e cápsulas, os seus objetivos na terapêutica, os riscos causados pelo não cumprimento das recomendações e advertências expressas na bula e das orientações dos profissionais de saúde. SOTERO é farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição em que se especializou em Farmácia Hospitalar e cursou o mestrado em Ciência Farmacêutica (área de concentração: Tecnologia Farmacêutica). Atua como professor de Tecnologia Farmacêutica do curso de Farmácia da UFRN e integra a Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” sofreu mudanças, tanto na veiculação, como no horário, o que torna o seu alcance muito maior. Agora, ela vai ao ar, às quartas-feiras, ao vivo, a partir das 13h40, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cezar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista, que é reproduzida no programa “Revista Nacional”, aos sábados, a partir das 8 horas. O “Revista Nacional”, um dos programas de rádio com maior audiência, no Brasil, é comandado pelo jornalista Walter Lima.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida com a participação do jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, sintoniza na "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz), “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) e “Rádio Nacional de São Paulo” (. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas