08/03/2019 - "Entrevista Farmacêutica" discorre sobre a acupuntura

Ramo da medicina tradicional chinesa (MTC), a acupuntura é praticada, há mais de 5.000 anos, em seu país de origem, a China. Identificada como um método de tratamento complementar, ela utiliza a aplicação de agulhas em pontos de energia específicos do corpo, com o objetivo de tratar e prevenir cerca de 300 doenças. A acupuntura é o tema da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (13.03.19).

O consenso do National Institute of Health, dos Estados Unidos, referendou a indicação da acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, no tratamento de várias doenças e agravos à saúde. Entre elas, estão a odontalgias pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorréia, cefaléia, epicondilite, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma e outras.

Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, há anos, vem estimulando o uso da acupuntura nos sistemas de saúde dos seus países membros. No Brasil a acupuntura foi introduzida no Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implantada pela Portaria Nº 971, de 03 de maio de 2006. / O Conselho Federal de Farmácia define o âmbito profissional farmacêutico na acupuntura e Medicina Chinesa por meio da Resolução 516 de 2009.

A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, ao vivo, na quarta-feira (13.03.19), a partir das 13:40 (horário de Brasília), terá por tema a acupuntura. A entrevista será veiculada, simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO: DR. PAULO VARANDA é farmacêutico-bioquímico com especialização em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e em Acupuntura pela Universidade de Pequim e pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, na China. É, ainda, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (Sobrafa) e coordenador do Grupo de Trabalho em MTC e Acupuntura, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, pela internet, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas