Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF elabora subsídios que vão orientar farmacêuticos sobre atribuições clínicas e prescrição

Data: 30/01/2014

Após ter regulamentado as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, por meio das Resoluções n.º 585/2013 e n.º 586/2013, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) elaborou um planejamento visando cumprir o compromisso firmado com a categoria de disponibilizar conhecimentos e instrumentos para a prática profissional. “A atual diretoria do CFF tem a certeza de que apenas publicar resoluções não garante a transformação de uma prática profissional, sobretudo quando o tema em questão é cuidar de pessoas”, ressalta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

Dentre as iniciativas planejadas para o primeiro semestre de 2014 está a elaboração de dez Guias de Prática Clínica. Um grupo de farmacêuticos convidados e a farmacêutica Alessandra Russo, do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF), iniciaram o trabalho em reuniões realizadas em janeiro, na sede do CFF, em Brasília, colocando no papel as diretrizes para o primeiro tema Guia de Prática Clínica: Gripe e Resfriado.

De acordo com Alessandra Russo este material irá oferecer ao farmacêutico subsídio técnico-científico, e, consequentemente, mais segurança na hora de realizar seu trabalho, nos mais diversos cenários onde este profissional estiver inserido. “Os Guias para a Prática Clínica objetivam instrumentalizar o farmacêutico para responderem a questionamentos como: “me dá algo para febre?”; “estou com uma tosse que não consigo dormir, o que eu posso fazer?”;  “tem algo para queimação no estômago?”, destaca.

Os farmacêuticos terão acesso livre a informações atualizadas, baseadas em evidências. O objetivo é auxiliar o profissional na prática clínica, promovendo o acolhimento das demandas espontâneas, das queixas de sinais e sintomas, de modo a eleger a melhor conduta (prescrição farmacêutica) em cada caso. “A tomada de decisão pode culminar, inclusive, com o encaminhamento deste paciente a outros profissionais e serviços da área da saúde, e, dependendo do caso, na prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica”, explica Alessandra Russo.

As temáticas que serão abordadas nos Guias de Prática Clínica, foram definidas pelo CFF com base em uma metodologia em que foram utilizadas queixas (sinais e sintomas) constantes da Classificação Internacional de Atenção Primária (Ciap 2), bem como a correlação destes sinais e sintomas com as classes e indicações terapêuticas contidas na RDC 138/2003 da Anvisa (GITE – Lista de Grupos e Indicações terapêuticas Especializadas) e nos protocolos previstos no Caderno 28 de Atenção Básica. Os próximos assuntos a serem abordados em forma de guia são azia e constipação. 

Fonte: Comunicação CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700