Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Medicamentos similares intercambiáveis na Entrevista Farmacêutica

Data: 02/08/2016

Os similares, intercambiáveis, após se submeterem às exigências da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 58/2014, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são opções, seguras e a menores preços, de medicamentos para a população, segundo explica o farmacêutico DR. CADRI SALEH AHMAD AWAD. A RDC 58/14 determina as medidas que os laboratórios farmacêuticos devem adotar junto à Agência para tornar os similares intercambiáveis com os respectivos medicamentos de referência. Entre as medidas (elas são iguais às adotadas em relação aos genéricos), estão a exigência de que esses produtos sejam submetidos aos testes de equivalência farmacêutica, biodisponibilidade relativa/bioequivalência ou bioisenção. Se analisados e aprovados pela Anvisa, os similares passam a ser intercambiáveis.

DR. CADRI AWAD falará, na “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (03.08.16), sobre o mercado farmacêutico, após a edição da RDC 58/14, e sobre os ganhos obtidos pela população com a intercambialidade dos similares com os medicamentos de referência. “A RDC 58/14 fortalece a democratização do acesso da população aos medicamentos, e tem um grande alcance social”, explica AWAD.

A entrevista irá ao ar pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). O início da entrevista, nesta quarta-feira, será excepcionalmente às 15h10 (e não às 15h30, como acontece, há 16 anos), devido à realização de jogos, nas Olimpíadas do Rio. Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O entrevistado, DR. CADRI AWAD, é farmacêutico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem especialização em Farmácia de Manipulação e em Gestão Farmacêutica. É professor de Gestão Farmacêutica no Programa “Excelência Farmacêutica”, do Conselho Federal de Farmácia. Estudioso do mercado farmacêutico, DR. CADRI AWAD é sócio do Instituto Bulla, voltado à soluções de gestão para o varejo farmacêutico.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700