Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF destaca parceria de resultados na abertura do Road Show Care Center

Data: 23/11/2016

Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de novembro, durante as atividades do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, em Belém (PA), foi realizada mais uma edição do Road Show Care Center, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e presidente de honra do congresso, Walter da Silva Jorge João, participou da abertura do evento, que faz parte do programa de implantação e qualificação de serviços farmacêuticos, o “Projeto Assistência Farmacêutica Avançada”, voltado para os profissionais das redes associadas a Abrafarma.

Walter Jorge João lembrou que ao assumir a gestão do CFF, encontrou um grande abismo separando o farmacêutico do empresariado. “Assumimos com a disposição de construir pontes para fortalecer esse binômio, em favor da saúde da população. E os resultados do trabalho que nos propusemos a realizar têm aparecido rapidamente, graças à sinceridade que permeia a relação das lideranças dos diferentes segmentos envolvidos na busca desse objetivo”, comentou.

O presidente do CFF citou como desdobramento positivo da relação madura e respeitosa que tem sido mantida entre a profissão e o comércio farmacêutico, a elaboração da proposta de revisão da RDC/Anvisa nº 44/2009, que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas. De acordo com Walter Jorge João, a proposta, entregue recentemente à agência, foi uma construção conjunta, com muita responsabilidade e equilíbrio.
“A reedição da norma sanitária é absolutamente necessária, diante da grande evolução registrada pela profissão nos últimos cinco anos”, disse o presidente do CFF, que parabenizou a Abrafarma pelo projeto ousado de resgate da atuação farmacêutica no cuidado com a saúde das pessoas. “O trabalho farmacêutico, pela sua importância e seu imenso valor, não pode e não deve ser subutilizado.”

Ao finalizar seu discurso, o presidente do CFF entregou aos diretores da Abrafarma, Deusmar Queirós e Sérgio Mena Barreto, e ao presidente do CRF-PA, Daniel Jackson Pinheiro Costa, exemplares do livro de apresentação do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) e primeiro de uma série de 9 guias de prática clínica que o Conselho vai lançar durante o congresso. Os livros estão sendo produzidos para apoiar os farmacêuticos que concluírem o curso EaD Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados, que o CFF disponibiliza por meio de uma plataforma on line.

O Road Show Care Center foi concebido para ser uma oficina de atualização na área de cuidados com a saúde. A programação percorreu seis capitais - Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belém – e atraiu cerca de 6 mil farmacêuticos, contemplando um circuito de habilidades clínicas, com formações em temas como composição corporal, cuidados dermatológicos, doenças imunizáveis, controle glicêmico, entre outros. Atualmente há 3 mil farmacêuticos inscritos nos cursos on line oferecidos pela entidade, que congrega 6 mil farmácias, das quais, 650 já contam com sala de serviços farmacêuticos em funcionamento. A meta é chegar a 3 mil em 2018.

 

Veja a antrevista do presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. Clque aqui. 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700