Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

ANS e OPAS lançam Laboratório de Inovação sobre Segurança do Paciente

Data: 10/04/2017

Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Inovações e reconhecimento de boas práticas sobre Segurança do Paciente na Saúde Suplementar. O objetivo é identificar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que promovam a segurança do paciente realizadas por hospitais, maternidades, clínicas, consultórios e serviços de apoio à diagnose e terapia no Brasil, pertencentes a rede credenciada ou conveniada de assistência a beneficiários de planos privados de assistência à saúde. Podem participar projetos já implementados com base em evidências científicas e com resultados mensurados sobre a melhoria na qualidade da assistência e na segurança do paciente. O Laboratório de Inovação é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com apoio do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde (MS).

Como membro do  Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP), no qual é representado pelos assessores da Presidência Tarcísio José Palhano (titular) e Josélia Cintya Quintão Pena Frade (suplente), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) apoia a iniciativa e conclama, à participação, os farmacêuticos que atuam em projetos em conformidade com os pré-requisitos citados acima.

O tema desta 1ª edição do Laboratório de Inovações é Mudanças Culturais para a Segurança do Paciente, que abrange as seguintes categorias:

  1. Inovação em Segurança do Paciente no Brasil, voltado para projetos que comprovem avanços em qualidade e segurança do paciente a partir de práticas inovadoras no país.
  2. Comunicação em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem o monitoramento da capacidade do prestador em envolver o paciente nas decisões relativas a sua saúde e sua preocupação/capacidade de escuta e comunicação do prestador.
  3. Aprendizado em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem resultados relacionados à educação dos profissionais de saúde, priorizando a prevenção, uma cultura de diálogo, a partir da responsabilização ética em lugar da culpabilização.
  4. Núcleo de Segurança do Paciente do Ano, voltado para projetos que evidenciem uma gestão estruturada, organizada e continuada de Núcleos de Segurança do Paciente


Para cada categoria, a Comissão Organizadora e Julgadora escolherá um projeto vencedor que será apresentado em seminário a ser realizado no segundo semestre de 2017. As demais experiências selecionadas receberão um certificado de reconhecimento da ANS pela inovação e boas práticas adotadas. As experiências finalistas também serão divulgadas nos sites das instituições participantes e comporão uma publicação da ANS e da OPAS intitulada Inovação na Gestão. As inscrições vão até o dia 10 de maio e devem seguir as regras do edital (acesse).

Dados Epidemiológicos

A Segurança do Paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, importância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura. Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde. Segundo pesquisas, a cada ano ocorrem nos Estados Unidos (EUA) entre 5 e 10 episódios de pneumonia relacionada à assistência à saúde por 1.000 admissões. Estas infecções são responsáveis por 15% das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e aproximadamente 25% de todas as infecções adquiridas nas unidades de terapia intensiva – UTI. De acordo com o European Centre for Disease PreventionControl, aproximadamente 20% a 30% das IRAS são consideradas preveníveis por meio de programas de controle e higiene intensivos. (ECDC, 2016).

Confira o edital aqui.

Fonte: Comunicação do CFF com informações do site www.ans.gov.br

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700