Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF ministra palestra magna no Maranhão

Data: 21/04/2017

Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, esteve em Imperatriz, no Maranhão, a convite da presidente do CRF-MA, Maria José Luna, e do conselheiro federal de Farmácia por aquele estado, Fernando Bacelar Lobato, para proferir a palestra magna III Simpósio Sul Maranhense de Ciências Farmacêuticas. O evento, que continua até amanhã, está sendo promovido pelo conselho regional, com o apoio do CFF. O tema da palestra foi “Consultório Farmacêutico”.

“Foi uma experiência muito gratificante, porque pude trazer para algumas das telas da minha apresentação, imagens que colhi pela manhã, em visitas que fiz a colegas farmacêuticos maranhenses”, comentou Walter da Silva Jorge João. “Dá orgulho de ver as sementes que o CFF plantou estão dando bons frutos, como o pioneirismo da farmacêutica esteta, Dra. Millena Abreu”, destacou o presidente. Vencendo as barreiras burocráticas que ainda existem por falta de uma regulamentação sanitária, a farmacêutica conseguiu regularizar toda a documentação da sua clínica como responsável técnica, inclusive o número de CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Walter Jorge João mostrou em sua apresentação a experiência de outros três farmacêuticos locais, que estão atuando na área clínica em suas farmácias comunitárias. “É louvável o amor à profissão e o empreendedorismo do Dr. Júlio Costa e das Dras. Edmara Brito e Marinete Sales. O Dr. Júlio montou o primeiro consultório farmacêutico em uma farmácia de Imperatriz, onde tem feito um lindo trabalho junto com a Dra. Edmara, ao colocar em prática as resoluções do CFF sobre as atribuições clínicas e a prescrição farmacêutica. Com todo entusiasmo e muito esmero, a Dra. Marinete se prepara para inaugurar, muito provavelmente, o segundo consultório farmacêutico na cidade”, disse.

O presidente externou a satisfação de poder demonstrar, na palestra, que a nova realidade da Farmácia brasileira também já se materializou em Imperatriz e parabenizou a Diretoria do CRF-MA e ao conselheiro Fernando Bacelar Lobato, pela realização do simpósio. “Com iniciativas como esta, o CRF-MA e o conselheiro federal pelo estado estão disseminando o nosso sonho de ver o farmacêutico ocupando o seu lugar como profissional da saúde”, frisou Walter Jorge João, elogiando o fato de o evento ter sido acessível a farmacêuticas com limitações auditivas. Com a ajuda de uma tradutora de libras, todos os presentes puderam acompanhar a solenidade e a palestra.

Na solenidade de abertura do simpósio, a presidente do CRF-MA agradeceu ao CFF, que, segundo ela, “de braços dados com o conselho regional, viabilizou a realização do evento”. O conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Maranhão falou da luta diária como representante da categoria. “É uma luta difícil, em um cenário, muitas vezes, confuso, mas que não nos desanima. E hoje, estou particularmente energizado por ver materializado aqui em Imperatriz, no trabalho desses colegas que visitamos pela manhã, essa nova profissão que estamos trabalhando para construir”, afirmou.

Compuseram a mesa de abertura, os diretores do CRF-MA, Dra Maria José Luna, Dr. Edson Belfort, Dr. Luiz Mário Silveira, conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar e a conselheira federal de Farmácia suplente pelo estado de São Paulo, Dra. Margarete Akemi Kishi.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700