Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Brasil habilita terceiro Centro de Informação sobre Medicamentos na Red CIMLac

Data: 16/05/2017

O Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CIM/CRF-BA) foi aceito como o terceiro representante brasileiro na Red de Centros de Informatión de Medicamentos de Latinoamérica y el Caribe (Red CIMLac).

De acordo com a presidente da Red CIMLac e farmacêutica do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF), Pâmela Alejandra Saavedra, a Red CIMLac foi criada para integrar os Centros de Informações sobre Medicamentos da região e fortalecer as redes nacionais. Ela observa que a iniciativa do CIM/CRF-BA em se credenciar gera uma importante ampliação na representatividade da Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (Rebracim/MS) na Red CIMLac. "No total, temos 34 CIMs, distribuídos em países como Argentina, Bolívia, Nicarágua e Cuba. Com a habilitação dessa terceira unidade, o Brasil fica atrás apenas da Colômbia, que possui quatro", observa.

Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, a inclusão do CIM do CRF da Bahia vai permitir que o Brasil obtenha novos e mais conhecimentos sobre o tema. "Aumentar a participação de pesquisadores brasileiros nessa rede internacional vai elevar o padrão dos CIMs, já que isso abrirá mais portas para a troca de experiências", afirma.

O presidente do CRF-BA, Mário Martinelli Júnior, comemora a conquista e destaca o trabalho realizado pela responsável pelo Centro. "Há pouco mais de 2 anos, Maria Fernanda, farmacêutica do nosso CIM, tornou-se membro da Rebracim e tem se empenhado em atividades para fortalecimento dos serviços de informação sobre medicamentos, ganhando notoriedade na área".

A Red CIMLac tem como principal objetivo reforçar o vínculo entre os associados e promove reuniões periódicas que permitem a interação entre eles, com a divulgação de estudos multicêntricos do consumo de medicamentos por região e ações de avaliação de medicamentos (eficácia e segurança). Além disso, a Rede produz boletins informativos sobre novas terapêuticas disponíveis no mercado Latino Americano e realiza capacitações, oferecendo seminários sobre novas tecnologias.

O próximo Fórum da Red CIMLac será realizado, em novembro, aqui no Brasil, e já terá representatividade do CIM baiano. O VIII Fórum Internacional da Red CIMLAC, está marcado para os dias 17 a 18 de novembro de 2017, em Foz do Iguaçu (PR), inserido no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, organizado pelo Conselho Federal de Farmácia. O evento da Red CIMLac conta com o apoio da representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS/OMS WDC).

Saiba mais sobre a Red CIMLac: http://web2.redcimlac.org/.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700