Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Desafio Global da OMS: Pacientes podem e devem participar

Data: 19/05/2017

O Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio, marcou a adesão do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e dos conselhos regionais dos 26 estados e do Distrito Federal ao Desafio Global, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Lançado no dia 29 de março, a campanha tem como meta reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.

Além dos farmacêuticos, que têm papel crucial nesse desafio, e dos demais profissionais da saúde, a intenção é envolver também a população, incentivando o uso correto e racional dos medicamentos e a participação do paciente na condução do seu tratamento. “Quando o paciente questiona sobre o medicamento que lhe foi recomendado ou cobra uma prescrição legível, por exemplo, está contribuindo para a prevenção de eventuais erros de medicação”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.
Abaixo, divulgamos uma lista de perguntas que o paciente deve fazer em uma consulta médica ou antes de ser submetido a alguma cirurgia ou tratamento:

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700