Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa

Congresso Brasileiro terá mesa redonda sobre Registro e Documentação

Data: 10/07/2017

 

A documentação dos serviços farmacêuticos e o compartilhamento das intervenções entre este profissional e outros envolvidos no processo de cuidado ao paciente são alguns dos assuntos a serem tratados na Mesa Redonda “Registro e documentação para a prática segura do cuidado à saúde”, com Leonel Augusto Morais Almeida: “a ideia é apresentar e debater as dificuldades do farmacêutico que atua clinicamente, em registrar o seu processo de trabalho”.

Leonel explica que ao longo da história da Farmácia Clínica, houve vários processos de registro, e hoje na atenção básica, existe o e-SUS, que trabalha com o método SOAP. “Apesar de ser um método que pode ser usado por todas as profissões, há especificidades da atuação farmacêutica que devem ser registradas para gerarem indicadores de sua atuação clínica, para que se possa medir o como e o quanto os serviços farmacêuticos estão sendo feitos”.

De acordo com o farmacêutico, idealizador do software "Portal Farmacêutico - SOAP" e pós-graduado em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo ICTQ, uma das dificuldades enfrentadas pelos profissionais é que os sistemas utilizados em diferentes níveis de atenção nem sempre são integrados. “São três centros geradores de prescrição que não se comunicam e não sabem o que cada um está prescrevendo. E o único local onde esses dados podem ser unificados chama-se Farmácia. Um processo de documentação correto deve unificar informações para que o processo de cuidado seja integral”.

O palestrante foi presidente da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), em 2016, e integra o projeto “Excelência Farmacêutica”, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), como palestrante do módulo de serviços farmacêuticos. Ele fez parte do GT do CFF sobre a atualização da RDC 44/2009, e em 2013, implementou serviço farmacêutico a pacientes com diabetes e hipertensão em uma farmácia comunitária privada do município de São Francisco de Paula (RS), com resultados clínicos, financeiros e humanísticos significativos. Com este projeto foi vencedor do prêmio Sérgio Lamb (CRF-RS), no segmento Drogarias, em 2015.

Mais informações e inscrições: www.congressobrasileiro.com.br

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700