Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF lança mais uma publicação do Profar

Data: 30/08/2017

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar), lançou nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, o seu segundo Guia de Prática Clínica Dismenorreia, sobre Sinais e Sintomas do Aparelho Genital Feminino. A publicação faz parte de uma série de nove guias, que estão sendo desenvolvidos pelo conselho para respaldar a atuação clínica do farmacêutico. Além dos guias, integram a coleção do Profar, um livro introdutório sobre o programa e o arcabouço conceitual, que traz a contextualização e o referencial para os farmacêuticos e para as instituições de ensino sobre a provisão de serviços e procedimentos farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade.

 

A dismenorreia é uma das queixas ginecológicas mais frequentes em todo o mundo e afeta a qualidade de vida de muitas mulheres. Entre 50% e 90% delas informam já terem sentido dor no período menstrual. Para o alívio da dor, habitualmente a paciente opta pelo autocuidado sem orientação, muitas vezes de modo inadequado. “O farmacêutico, principalmente aquele que atua na farmácia comunitária, em contato direto com a paciente, tem um papel estratégico no sentido de evitar a automedicação, auxiliar as pacientes na seleção dos medicamentos mais indicados e encaminhá-las ao serviço de saúde, quando indicado, evitando complicações”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

A coordenadora do ProFar, Josélia Frade, explica que o conteúdo foi elaborado pelos consultores ad hoc, farmacêuticos e médicos, contando com a chancela da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC). Josélia Frade ressalta o cuidado na elaboração da publicação.

“Prevaleceu a preocupação em oferecer um conteúdo baseado nas melhores evidências, validado por meio de consulta pública. Seguimos os padrões internacionais para a elaboração de guias de prática clínica. Agradeço o engajamento da equipe técnica e também o cuidado dos demais profissionais que contribuíram na produção deste livro. O resultado final mantém a qualidade do primeiro. Esperamos que o guia contribua para amenizar os sintomas das pacientes que sofrem com esse problema.”

Josélia lembrou que o lançamento do segundo guia coincidiu com o encerramento da primeira edição do curso do Profar, Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados, do ProFar. Ela comemora os resultados que serão divulgados ainda esta semana. Todos os alunos que foram aprovados no curso on-line receberão em casa, pelos correios, mais esse livro, a exemplo do que já ocorreu com os demais.

 

Para ter acesso ao livro, clique aqui.

 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.












Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700