Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas terá Fórum Nacional de Homeopatia

Data: 02/10/2017

O 9º Fórum Nacional Permanente das Comissões Assessoras de Homeopatia dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs) acontecerá dentro da programação do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O Fórum de Homeopatia é promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), e reunirá especialistas para discutir o fortalecimento e a inserção da homeopatia no Sistema Único de Saúde (SUS) e no setor privado.

Esta é a primeira vez que o encontro das comissões assessoras de Homeopatia ocorre com a denominação de Fórum. O grupo, que agrega 17 conselhos regionais, realiza encontros anuais nos estados para, cada vez mais, fortalecer a Homeopatia no país. “A medida em que o evento é realizado em um conselho regional, percebemos que isso fortalece a Homeopatia naquela região”, explica a coordenadora do GT sobre Homeopatia do CFF, Karen Denez.

O grupo também trabalha no sentido de obter um diagnóstico sobre as farmácias e profissionais que atuam com Homeopatia no País. De acordo com o presidente da ABFH, Javier Gamarra Júnior, que também é membro do GT sobre Homeopatia do CFF, a estratégia de transformar os encontros em Fórum foi para manter um calendário permanente dessas reuniões, sejam de forma autônoma ou dentro dos grandes eventos farmacêuticos que ocorrem no País.

“A nossa ideia é sempre discutir a agenda técnica e política do movimento farmacêutico homeopático, no que tange a interação com o sistema de fiscalização, com o exercício e o fortalecimento da atuação da profissão farmacêutica”, afirma Javier.

Entidades representativas da Homeopatia também participam do Fórum, assim como o próprio setor regulado, que são: a farmácia homeopática, os farmacêuticos homeopatas, e a Homeopatia em geral. “A nossa agenda é prioritariamente a agenda farmacêutica com as suas interfaces com a Homeopatia e também com as Práticas Integrativas Complementares em saúde (PICs)”. Javier destaca ainda como desafios para o setor, a necessidade de pesquisas que demostrem o benefício potencial da Homeopatia para a sociedade.

8º Encontro

O último Encontro Nacional das Comissões Assessoras em Homeopatia dos CRFs foi realizado de 4 a 6 de agosto deste ano, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), em Goiânia, com a adesão de 15 representantes de comissões de Homeopatia dos CRFs, farmacêuticos e estudantes de Farmácia daquele estado.

A programação ofereceu palestras, como a ministrada pela Dra. Karen Denez, no primeiro dia do encontro: “Critérios mínimos para cursos livres de Homeopatia/CFF”; debates e apresentações sobre as novas atribuições do farmacêutico homeopata, a partir da Resolução CFF nº 611/2015, com o Dr. Javier Gamarra; e um curso ministrado pela Dra. Márcia Borges, também membro do GT sobre Homeopatia do CFF, sobre “Serviços Farmacêuticos com ênfase em Prescrição Homeopática, que contou com 50 participantes, sendo 20 estudantes de Farmácia, no sábado à tarde; além de apresentações sobre o papel do farmacêutico homeopata na Farmácia Clínica e junto à população.

Inscreva-se no site do evento: www.congressobrasileiro.org.br

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700