Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Curso sobre Cuidado Farmacêutico no SUS começa em Manaus

Data: 03/10/2017

Em Manaus, o Dia Internacional do Farmacêutico foi brindado com qualificação. Na segunda e terça-feiras, 25 e 26 de setembro, os profissionais lotados na rede pública da capital participaram do primeiro módulo do curso Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM). Realizado no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tem o objetivo de capacitar os farmacêuticos para implantação de serviços voltados à saúde da população nas unidades básicas de saúde.

A expectativa é a de que 78 farmacêuticos inscritos saiam do curso preparados para atuar clinicamente, em serviços implantados nas unidades de saúde de origem. Eles terão 80 horas-aulas, distribuídas em cinco módulos presenciais de 16 horas, ministrados cada 30 dias. Esta primeira etapa está sendo ministrada pela professora Ana Maria Bonetti, do Paraná. A coordenadora do curso, Mie Guimarães, que também é Conselheira Regional, lembra que a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus foi contemplada, por meio de um processo seletivo realizado pelo CFF, onde participaram municípios de todas as regiões do país.

Os profissionais vão receber acompanhamento por um ano. “Esse é o diferencial do curso, porque não vai fica só na teoria, mas estimula a prática dos conhecimentos adquiridos nas rotinas de trabalho”, frisou. O vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, Valmir de Santi, destaca que a preocupação do conselho é proporcionar a oportunidade para que os farmacêuticos da rede pública possam, de fato, prestar a contribuição para a qual estão tecnicamente preparados. “Hoje vemos a força de trabalho do farmacêutico subaproveitada na rede pública, com estes profissionais atuando muito mais no manuseio de medicamentos do que no atendimento ao paciente na área clínica.”
Estiveram presentes à abertura do curso Cuidado Farmacêutico no SUS em Manaus, a presidente do CRF-AM, Ednilza Guedes, a vice-presidente, Luana Santana, o Diretor Secretário Geral, Jardel Inácio e o Conselheiro Federal, Marcos Aurélio Silva, entre outras autoridades.





Fonte: Comunicação do CFF, com informações do CRF-AM

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700