Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmácias vivas na "Entrevista Farmacêutica"

Data: 06/10/2017

Concebida, há mais de 30 anos, pelo farmacêutico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Francisco José de Abreu Matos, como um projeto daquela unidade de ensino, as farmácias vivas basearam-se nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de promover assistências social e farmacêutica junto às comunidades, com foco na atenção primária à saúde. O projeto serviu de modelo para a criação, pelo Ministério da Saúde, da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

As farmácias vivas podem contribuir fortemente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS. A afirmação é de uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, o DR. NILTON LUZ NETTO JÚNIOR. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na próxima quarta-feira (11.10.17), para falar sobre farmácias vivas.

O ENTREVISTADO - Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), DR. NILTON LUZ é mestre em Ciências da Saúde (área de concentração de produtos naturais) pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Farmacologia Clínica pela Organização de Farmacêuticos Ibero-latino-americanos (Ofil). O farmacêutico atua, há 25 anos, na gestão de Farmácia Viva junto à Unidade Pública de Saúde e possui experiência de 17 anos como docente universitário nas áreas de farmacognosia e fitoterapia.

DR. NILTON LUZ é servidor público efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, órgão no qual chefia o Núcleo de Farmácia Viva. É, também, professor do curso de Farmácia do Centro Universitário Euro-americano de Brasília. Também, é membro da Farmacopeia Brasileira e do Grupo de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Na entrevista, DR. NILTON LUZ NETTO falará sobre a experiência de quase 30 anos de Brasília com as farmácias vivas. Na capital da República, hospitais e unidades de saúde adotam fitoterápicos produzidos, a partir da farmácia viva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sob a coordenação de NILTON LUZ. O farmacêutico abordará, ainda, a questão dos riscos relacionados ao uso de plantas indiscriminado e sem orientação de um profissional habilitado, como o farmacêutico, e apresentará um panorama da implantação e funcionamento das farmácias vivas, no País, entre outros assuntos.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700