Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Abertura do XIX Congresso enaltece o fortalecimento da profissão

Data: 07/10/2017

 Mais de 500 pessoas participaram nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, da solenidade de abertura do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo. Promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), o evento continua até domingo, no Centro de Convenções Frei Caneca. O tema escolhido para esta edição é `Farmacêutico: Profissional de Valor Construindo o Sucesso`. Uma escolha feliz, considerando o tom dos discursos proferidos pelas autoridades durante a cerimônia. Todos enalteceram a pujança do momento experimentado pela profissão farmacêutica e a valorização do farmacêutico como profissional da saúde.

Participaram da mesa de abertura da solenidade o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Pedro Eduardo Menegasso; a coordenadora da Comissão Científica do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, professora Terezinha de Jesus Andreoli Pinto; e o presidente de honra do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, José Vanilton De Almeida. O Conselho Federal de Farmácia (CFF), esteve representando pelo seu presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge Da Silva João.

O presidente do CFF ressaltou a nova face da profissão, totalmente em sintonia com o tema do evento, “Farmacêutico: Profissional de Valor Construindo o Sucesso”. “Saímos de um cenário completamente adverso e, em apenas cinco anos, conquistamos uma nova face para a profissão, em que se torna cada vez mais respeitada pela sociedade. Em seus consultórios, nas farmácias, e mesmo fora delas (e já são mais de 1,5 mil pelo país), os farmacêuticos assumem seu verdadeiro papel, de profissionais da saúde. Enfim a nossa profissão entrou no século XXI”, destacou, ressaltando o papel fundamental do sistema Conselho Federal e Regionais de abrir novas possibilidades para a atuação profissional.

José Vanilton apontou sua imensa gratidão pela escolha de seu nome para presidente de honra do Congresso. “A minha trajetória em congressos começou já faz um tempo. Durante esse período, fiz amigos e, tal como aprendi com meus pais, compartilhei conhecimento. Ter conhecimento não basta, é preciso ser conhecimento.”
Terezinha Andreoli agradeceu a todos que não mediram esforços pelo sucesso do congresso. “A programação é maravilhosa porque também é maravilhosa a profissão farmacêutica”.

Por fim, Pedro Menegasso destacou que o CRF-SP deu o seu melhor para que o evento esteja gravado na lembrança de todos pela inovação e conhecimento. “Somos uma profissão que constrói o sucesso e o futuro. A cada dia temos batalhado para mostrar que temos valor. Estamos no caminho de mudanças. Que todos saiam do congresso prontos para o sucesso.”

Lançamento - Durante a solenidade, Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP realizou o lançamento do XX Congresso farmacêutico de São Paulo, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, mesmo local em que ocorre o evento deste ano.


Homenagens - A cerimônia foi marcada por uma série de homenagens a profissionais, autoridades e funcionários que contribuem para o sucesso do evento e evolução das políticas e da valorização da profissão.

Foram homenageados: a vereadora do município de São Paulo, Edir Sales (representando a parcela da classe política que entende a importância do farmacêutico como profissional de saúde junto a sociedade), a diretora regional da seccional do CRF-SP de Santos, Dra. Roseli Simões Barreto (representando todos os farmacêuticos voluntários que atuam junto à comunidade), a vice-presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi (representando a diretoria do CRF-SP), o conselheiro do CRF-SP, Dr. Fábio Ribeiro (representando os conselheiros do CRF-SP), o secretário-geral do CRF-SP, Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Junior (representando a comissão organizadora do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo), o diretor regional da seccional de Campinas, Leonel Francisco de Almeida Leite (representando os diretores regionais e vice-diretores regionais), a coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, Márcia de Cássia Silva Borges (representando as comissões assessoras, comitês e grupos técnicos do CRF-SP), o presidente das Comissões de Ética do CRF-SP, Paulo Angelo Lorandi (representando as comissões de ética) e a gerente do Departamento de Eventos do conselho, Silmara Nunes Dangelo (representando os funcionários do CRF-SP).

 

Fonte: Comunicação do CFF, com a colaboração do CRF-SP

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700