Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Confira o regulamento da I Gincana Cultural de Estudantes de Farmácia (GCEF)

Data: 20/10/2017

REGULAMENTO

 

Durante o I Congresso Latino-Americano de Estudantes de Farmácia ocorrerá a I Gincana Cultural de Estudantes de Farmácia (GCEF). O Concurso de aconselhamento ao paciente (CAP) está inserido na Gincana e seu regulamento está contido neste documento.

A GCEF será disputada por equipes compostas de 10 até 30 estudantes de graduação em Farmácia. As equipes serão formadas por combinação espontânea entre os estudantes, que deverão inscrever - se na manhã do dia 15/11/17, ao iniciar do congresso.

Programação/Regulamento separada por dia.

  • Dias 15 e 16/11/17: CAP (ao longo do dia, paralelo à programação do congresso).

O farmacêutico é o profissional de saúde de mais fácil acesso e contato à população, afinal, no Brasil, por lei, sua presença é obrigatória em todas as farmácias comunitárias. Há algum tempo, além da população não ver o farmacêutico enquanto profissional da saúde, a sua presença não era cobrada. Este cenário está mudando. O farmacêutico passa a se responsabilizar pelos resultados da terapia em seus pacientes. Além do conhecimento técnico - científico, o farmacêutico deve dominar habilidades em comunicação, voltadas ao paciente e até mesmo aos demais profissionais da saúde, visando trabalho multiprofissional.
Objetivo do concurso: O CAP visa valorizar a habilidade do estudante de farmácia de união dos conhecimentos técnico - científicos e habilidades de comunicação visando resolução de problemas do cotidiano do farmacêutico na Farmácia Comunitária.

Uma semana antes do evento será postada uma lista de possíveis medicamentos para os participantes poderem estudá-los. No dia do concurso, será feita uma simulação de uma dispensação de um ou mais medicamentos da lista, com um ator treinado. A simulação será filmada e avaliada por uma banca. Cada participante terá no máximo 5 minutos para realizar o atendimento. Um dos participantes da equipe será sorteado para representá-la no concurso, portanto todos os membros terão que estudar os medicamentos previamente divulgados.

Critérios de avaliação:

A avaliação será composta pela média das notas da banca, que terá como seguintes critérios:

  • Habilidades de comunicação;
  • Avaliação da prescrição (aspectos legais e clínicos);
  • Conhecimento sobre farmacoterapia;
  • Capacidade de resolução de problemas.


Serão desclassificados os participantes que ultrapassarem 5 minutos de atendimento, ou aqueles que tomarem posturas que não sejam éticas.

A tabela de pontuação será definida pela banca do concurso.

Sobre o sorteio do representante da equipe: No momento da participação da equipe no CAP será sorteado o nome do representante que fará a simulação de dispensação. OBS: A participação dos estudantes no CAP realizar - se - á nos dias 15 e 16, nos dias 17 e 18 a banca avaliará os vídeos das apresentações. O resultado será divulgado ao final da gincana, no dia 18.

  • Dia 16/11/17: Mostra cultural (18h30min - 19h30min)

A ideia deste momento é propiciar aos estudantes um espaço de interação e diálogo, onde os mesmos conhecerão colegas de diferentes estados do Brasil e também de outros países. A mostra cultural consiste na apresentação de músicas, danças e outras apresentações folclóricas e tradicionais da região de origem do estudante. A pontuação será por critério de participação, não sendo avaliada ou pontuada conforme a complexidade da apresentação.

  • Dia 17/11/17: Leilão de objetos típicos (18h30min - 19h30min)

Os estudantes levam objetos típicos de sua região (vestimentas, instrumentos musicais, comidas típicas, etc) para um leilão interativo, onde os objetos serão leiloados para todos participantes do congresso. O valor da venda dos objetos será doado para a Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia do Brasil (ENEFAR). A pontuação será da seguinte forma: a cada 1 (um) real (R$) recebido pelo produto será convertido em 1 (um) ponto para a equipe que está leiloando.

OBS: É vetado o leilão que envolva pessoas, opressões ou qualquer conteúdo impróprio ou ilegal (segundo a legislação Brasileira). A não observância da regra implicará em desclassificação da equipe.

  • Data: 18/11/17 – Quiz - horário (18h30min – 19h30min)

Os participantes responderão questões de múltipla escolha relacionadas à profissão farmacêutica e à cultura latino-americana. As perguntas serão elaboradas pela comissão científica estudantil.
Após as 19h30min: Divulgação das notas e premiação da equipe campeã (certificado e medalha).

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700