Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Centro da UFMG que pesquisa vegetação nativa faz 10 anos

Data: 05/12/2017

Uma década de pesquisas sobre as plantas úteis nativas do Brasil, especialmente as medicinais, foi comemorada no dia 2, em seminário no Museu de História Natural e Jardim Botânico. Criado em 2007, o Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt) da UFMG dedica-se a estudos de recuperação e divulgação de informações históricas e técnico-científicas, com publicação de livros, realização de oficinas e outras formas de divulgação em parques e escolas.

Os trabalhos do Ceplamt são conduzidos por grupo de pesquisadores de diferentes áreas e instituições, além de estudantes de graduação e pós-graduação. O Centro tem o objetivo de contribuir para a preservação da vegetação nativa do Brasil e ampliar o seu aproveitamento.

Publicações
Em dez anos de atuação, o Ceplamt publicou diversas obras que resgatam informações sobre plantas nativas. Em 1997, lançou a cartilha Plantas Medicinais, ilustrada pela equipe do Estúdio Maurício de Souza. O livro Plantas úteis de Minas Gerais reúne dados e imagens, históricas e atuais, de 101 plantas medicinais nativas do estado, descritas pelos naturalistas que percorreram o Brasil no século 19.

O Centro também lançou História das plantas úteis e medicinais do Brasil, reedição da obra do farmacêutico alemão Theodor Peckolt e de seu filho Gustav, publicada de 1888 a 1914. O tratado descreve usos tradicionais, localização, características botânicas e resultados de análises químicas, feitas por eles já naquela época, de quase mil plantas nativas do Brasil ou adaptadas.

Fonte: Comunicação do CFF, com informações UFMG

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700