Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Genéricos, dezenove anos depois, na "Entrevista Farmacêutica"

Data: 02/03/2018

Dezenove anos depois de publicada a Lei Nº 9.787 (de 10 de fevereiro de 1999), que cria a política de genéricos, no Brasil, essa classe de medicamentos cresce, fortalece-se, ocupando uma importante fatia do mercado. Afora as questões econômicas, os genéricos alteraram o panorama da saúde pública no que diz respeito ao acesso ao item medicamentos. O setor conta, hoje, com 120 fabricantes, que respondem por mais de 3,8 mil registros de medicamentos e mais de 21,7 mil apresentações comerciais. Os genéricos respondem por 32,46% das vendas em unidades e tiveram um faturamento da ordem de 7,4 bilhões de reais, em 2017, e, neste ano, deve crescer acima dos 10%. Os dados são da PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos).

Os medicamentos genéricos são o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (07.03.19), com foco maior nas questões farmacêuticas dos pontos de vista técnicos e científicos e as relacionadas à saúde. Para falar sobre o assunto, convidamos o DR. FELIPE NUNES BONIFÁCIO. Entre outras questões, ele discorrerá sobre os testes a que são submetidos os genéricos (como são feitos e com que objetivo), a confiabilidade, a sua intercambialidade por um produto de referência, o nível de consciência da população sobre as vantagens econômicas e sanitárias dessa classe de medicamentos e a desconfiança que muitas pessoas, ainda, levantam sobre os mesmos, além das transformações que eles geraram na saúde pública, no País.

O ENTREVISTADO - DR. FELIPE NUNES BONIFÁCIO é farmacêutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem mestrado em Monitoramento Tecnológico e Inteligência Competitiva (aplicada a uma formulação farmacêutica) pela Universidade AIX – Marselha III, na França, onde, também, cursou doutorado em Ciências Farmacêuticas, com ênfase em saúde pública e pesquisa clínica. O doutorado levou o título de “Medicamentos Genéricos” e o estudo foi realizado acerca da avaliação farmacêutica de imunossupressores genéricos. DR. FELIPE NUNES especializou-se em pesquisa clínica, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Outra especialização foi realizada em Cosmetologia na mesma universidade francesa. É professor de Farmacologia no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e consultor da Coordenação de Pesquisa Clínica do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

 Trata-se de um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700