Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos levam serviços de saúde à Praça Cívica, no Bem Estar Global

Data: 09/05/2018

O uso seguro e racional de medicamentos é um grande desafio. Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde – SUS. O maior custo é determinado pelos problemas relacionados às reações adversas (39,3% dos gastos), à não adesão ao tratamento (36,9%) e ao uso de doses incorretas (16,9%) - UFRGS/2017. Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, os conselhos federal e regionais de Farmácia, entre os quais o CRF-GO, deflagraram uma campanha nacional, que se estenderá durante todo o mês (para saber mais, clique aqui). A ação norteará a participação dos farmacêuticos no Bem Estar Global, no dia 11, sexta-feira, das 8 às 13 horas, na Praça Cívica.

O foco da atuação dos farmacêuticos – que participam pela terceira edição consecutiva da caravana da saúde do programa Bem Estar, da Rede Globo –, será o combate às morbidades relacionadas a medicamentos. Para que os profissionais voluntários possam intervir visando à obtenção do máximo benefício possível nos tratamentos, com o menor risco, a população está sendo convidada a comparecer ao local da ação levando seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenha. "A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los", explica a coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade.

Os farmacêuticos também atuarão no rastreamento em saúde, por meio de verificação de parâmetros como pressão arterial, glicemia e colesterol capilar e teste de capacidade pulmonar. Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para os serviços de saúde para diagnóstico nosológico. Também estarão à disposição na Tenda da Farmácia uma série de outros serviços e procedimentos – ver lista abaixo.

“Com a regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e o advento a Lei nº 13.021/14, foi viabilizado o respaldo necessário a uma atuação mais efetiva desses profissionais no cuidado com a saúde das pessoas. E é isso que estamos mostrando à sociedade, ao colaborarmos com esse importante projeto de responsabilidade social da Rede Globo”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

DESCARTE CORRETO – Um coletor estará disponível para receber medicamentos vencidos e sobras. O público será orientado sobre o descarte correto e receberá um folheto com a lista dos pontos de coleta para medicamentos vencidos e em desuso, existentes em Goiânia.

Nas edições de Salvador (BA), realizada em março, e de Porto Velho (RO), que aconteceu em abril, foram realizados mais de 2 mil atendimentos a cerca de 500 pacientes. A edição de Goiânia será uma realização do CFF, em correalização com o CRF-GO, e terá o apoio Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfar-GO) e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO). Até o final do ano, o Bem Estar Global será levado a outras cinco cidades.

Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global
Quem: Conselho Federal de Farmácia (CFF) - realização, Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRFGO) - correalização. Apoio: Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfar-GO) e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO), em parceria com o Programa Bem Estar, da Rede Globo
Data: dia 11 de Maio
Horário: das 8h às 13h
Local: Praça Cívica, Centro, Goiânia (GO)

Serão oferecidos:
- Consulta farmacêutica,
- Medida de pressão arterial
- Orientação sobre uso de dispositivos inalatórios
- Distribuição de seletores de local de aplicação de insulina
- Distribuição de etiquetas adesivas e orientação sobre reciclagem de embalagens para descarte de material perfuro-cortante usado no tratamento de diabetes
- Dosagem capilar de glicose e colesterol
- Oficina de plantas medicinais
- Atendimento de auriculoterapia
- Coleta de sobras e medicamentos vencidos

Atenção! Pessoas em uso de um ou mais medicamentos, estão convidadas a trazer as receitas ou embalagens e resultados de exames laboratoriais. Na tenda haverá um coletor para receber sobras e medicamentos vencidos para serem descartados.

 

 

Fonte: Comunicação
Autor: CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700