Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala de pesquisa com esfoliantes produzidos com sementes de goiaba deixadas como resíduos industriais

Data: 04/05/2018

Farmacêuticos têm uma imensa capacidade de “inventar” em todos os segmentos (medicamentos, cosmética, alimentos etc.). E os seus inventos trazem grandes benefícios à saúde das pessoas. Exemplo é uma pesquisa, já em fase conclusiva, desenvolvida, na Faculdade de Farmácia da UFG (Universidade Federal de Goiás), tendo à frente a farmacêutica doutoranda DRA. NATHALIA PEDROSO BARBOSA TONIOLO. Ela desenvolveu um esfoliante à base de rejeitos agroindustriais. No caso, são sementes de goiaba deixadas como resíduos (subprodutos) de indústrias de suco e doce da fruta. As sementes são submetidas a um processo industrial coordenado pela farmacêutica.

O uso de sementes de goiaba na produção de esfoliantes, lembra a DRA. NATHALIA, está associado à preservação ambiental, à sustentabilidade. “Os governos americano e de países europeus proibiram o uso de partículas sintéticas (de polietileno) na produção de esfoliantes, porque, ao serem removidas, durante o banho, elas podem ir para os mananciais (rios, riachos), e são engolidas por peixes, o que causa graves danos às suas saúdes”, explica a DRA. NATHALIA PEDROSO. As sementes de goiaba, por sua vez, além da questão ambiental, trazem benefícios à saúde da pele humana, vez que são ricas em antioxidantes.

 A pesquisa desenvolvida pela DRA. NATHALIA PEDROSO é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (09.05.18), ao vivo, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e outras rádios que transmitem a entrevista numa rede não obrigatória. Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A ENTREVISTADA – DRA. NATHALIA PEDROSO graduou-se farmacêutica pela UNIP (Universidade Paulista) – campus de Goiânia. Tem mestrado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com foco em bioprodutos, pela Faculdade de Farmácia da UFG (Universidade Federal de Goiás), instituição de ensino onde está concluindo o doutorado, focalizado no desenvolvimento de partículas esfoliantes, a partir de sementes de goiaba aproveitadas sob a forma de resíduos de indústrias de suco e doce da fruta. Atuou como bolsista do Instituto SENAI (Serviço de Aprendizagem Industrial) de Tecnologia em Alimentos e Bebidas e criou - e dirige – a Luna Greemtech, empresa especializada na produção de extratos vegetais destinada à indústria cosmética.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700