Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF capacita farmacêuticos de Goiás para atendimento a pessoas com asma

Data: 10/05/2018

A qualidade do atendimento prestado à população é uma prioridade absoluta para as entidades e os farmacêuticos envolvidos no projeto Bem Estar Global, da Rede Globo e o Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Para a edição desta sexta-feira, dia 11, em Goiânia, a preparação da equipe começou no sábado, dia 5 de maio, com o treinamento da equipe que ficará responsável pelo atendimento de auriculoterapia. Na noite de hoje, quarta-feira, 9, foi a vez dos voluntários que prestarão os serviços farmacêuticos às pessoas com asma. Ministrado pela coordenadora do projeto no Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, o curso ocorreu no auditório do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), correalizador da ação em Goiânia.

E não são apenas os voluntários que estão sendo capacitados. Como atividade da Semana do Uso Racional de Medicamentos, realizada em comemoração ao dia 5 de maio, o CFF e o CRF-GO abriram o curso a todos os farmacêuticos interessados em atualizar seus conhecimentos sobre essa doença, que atinge 6,4 milhões de brasileiros. Presente à abertura do curso, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, destacou a importância do cuidado farmacêutico a esses pacientes. “De acordo com dados da pesquisa Respira project: Humanisticeconomic burden of asthma in Brazil, divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 32% dos asmáticos não fazem o tratamento correto no Brasil, o que leva a um descontrole da doença”, citou.

Também participaram a vice-presidente, Luciana Calil, e o tesoureiro, Leandro Zenon de Ázara. “Nós podemos fazer a diferença na vida dessas e de outras pessoas, que precisam utilizar algum medicamento”, salientou Luciana Calil, lembrando que é papel do farmacêutico fazer a dispensação e não apenas a venda do medicamento na farmácia. “Parabéns a todos os que estão aqui nesse terceiro turno”, acrescentou Leandro Zenon de Ázara.

Josélia Frade capacitou os farmacêuticos para a orientação sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios indicados para tratamento da asma. Esse será um dos serviços farmacêuticos colocados à disposição nas tendas da Farmácia durante o Bem Estar Global. “Fiz questão de reservar esse tempo para ministrar essa aula, porque desta forma, o projeto estará impactando positivamente a qualidade de vida não apenas das pessoas que serão atendidas na Praça Cívica, das 8 às 13 horas desta sexta-feira. Também serão beneficiadas as milhares de outras pessoas que, posteriormente, passarão pelas mãos desses colegas farmacêuticos, aos quais o projeto está deixando um legado de conhecimento”, comentou ela, em nome do presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

Na edição de Goiânia, a ação dos farmacêuticos no Bem Estar Global o CFF e o CRF-GO terão o apoio Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfar-GO) e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO). Veja mais informações sobre o projeto abaixo.

Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global
Data: dia 11 de Maio
Horário: das 8h às 13h
Local: Praça Cívica, Centro, Goiânia (GO)
Serão oferecidos:
- Consulta farmacêutica,
- Medida de pressão arterial
- Orientação sobre uso de dispositivos inalatórios
- Distribuição de seletores de local de aplicação de insulina
- Distribuição de etiquetas adesivas e orientação sobre reciclagem de embalagens para descarte de material perfuro-cortante usado no tratamento de diabetes
- Dosagem capilar de glicose e colesterol
- Oficina de plantas medicinais
- Atendimento de auriculoterapia
- Coleta de sobras e medicamentos vencidos

Atenção! Pessoas em uso de um ou mais medicamentos, estão convidadas a trazer as receitas ou embalagens e resultados de exames laboratoriais. Na tenda haverá um coletor para receber sobras e medicamentos vencidos para serem descartados.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700