Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA aborda a farmacogenética

Data: 14/09/2018

Características genéticas, questões ambientais, estado de saúde. Estes são alguns dos múltiplos fatores que influenciam as respostas à ação dos medicamentos. Um fármaco pode apresentar o efeito desejável em um paciente e uma ação exacerbada ou pouca ou nenhuma ação sobre outros pacientes, e mesmo desencadear reações indesejáveis, com importantes implicações para o tratamento. Como tornar o medicamento mais eficaz e com menos riscos? As respostas vêm da farmacogenética, ciência que examina as bases genéticas individuais, com vistas a que se chegue às respostas terapêuticas bem-sucedidas aos tratamentos farmacológicos. A farmacogenética será abordada na “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (19.09.18).

A farmacogenética está no contexto da medicina personalizada cujo objetivo é individualizar o tratamento, em vez generalizar o uso da mesma dose de um fármaco para muitos pacientes. A eficácia de alguns tratamentos medicamentosos gira em torno de 25% a 80%, segundo pesquisas. Um exemplo é o que ocorre com o tratamento da depressão.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade, em todo o mundo. A depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas, no Planeta. E, mesmo com as diversas opções de tratamento, cerca de 50% dos pacientes com depressão não respondem satisfatoriamente aos tratamentos medicamentosos. Um exame farmacogenético com o paciente poderá dar ao médico a precisão na prescrição. E qual o papel do farmacêutico no contexto da farmacogenética?

A farmacogenética é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (19.09.18), excepcionalmente, a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO - Convidamos um especialista na área para falar sobre o assunto. DR. EDUARDO PEREIRA DE AZEVEDO é farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde fez mestrado em Ciências Farmacêuticas. DR. EDUARDO AZEVEDO é doutor em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e atua como professor de Farmacotécnica na Faculdade de Farmácia da UFRN e de Tecnologia Farmacêutica, na Universidade Potiguar (UNP).

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700