Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Antigripais na ENTREVISTA FARMACÊUTICA

Data: 21/09/2018

A gripe já era conhecida, na Antiguidade, e é popularmente compreendida como uma doença “comum”. A gripe pode matar. Também, chamada de influenza, é uma infecção respiratória aguda, causada por dois vírus: A e B. O vírus A é responsável por epidemias e pandemias, principalmente, no período do frio. A cada ano, circula mais de um tipo de influenza, ao mesmo tempo, a exemplo do H1N1 e H3N2 (influenza A) e a influenza B.

AUTOMEDICAÇÃO - Uma das atitudes mais corriqueiras de quem tem já os primeiros sintomas da doença é automedicar-se com antigripais. Mas o farmacêutico DR. FÁBIO BASÍLIO alerta: antigripais usados irracionalmente podem gerar reações adversas, interagir com outros medicamentos e agravar várias doenças. Por isto, o seu uso inspira cuidados. Antigripais, produtos de venda livre, são medicamentos isentos de prescrição (MIPs), o que não significa que estejam isentos de causar problemas à saúde, lembram, sempre, os farmacêuticos.

“O farmacêutico tem papel fundamental nos esforços para consolidar a política do uso racional de medicamentos”, observa o DR. FÁBIO BASÍLIO. Segundo ele, o conjunto de serviços e a prescrição farmacêutica de MIPs, autorizada pela Resolução 586/13, do Conselho Federal de Farmácia, ajudam a diminuir os danos à saúde causados pelo uso irracional de medicamentos de venda livre, como os antigripais.

Os antigripais são o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (26.09.18), excepcionalmente, às 17 horas, em vez de 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO – DR. FÁBIO BASÍLIO é farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem pós-graduação em Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, e capacitação em Farmácia Clínica pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. DR. FÁBIO BASÍLIO atua como farmacêutico concursado no Hospital Regional de Brazlândia (DF) e em um Centro de Assistência Integrada de Saúde (CAIS) de Goiânia.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700