Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala da quarta revolução industrial e serviços farmacêuticos

Data: 28/09/2018

Economia 4.0 e quarta revolução industrial. Uma e outra estão interligadas e se referem à mais complexa e profunda transformação, com sentido mesmo de ruptura com o que a humanidade já viveu, até aqui, segundo explicam os estudiosos. A quarta revolução industrial é fruto da evolução colossal das diversas tecnologias. Juntas, elas incrementam, ainda mais, as suas forças transformadoras, com desdobramentos nos âmbitos socioeconômico, político, da saúde, atingindo diretamente o cotidiano dos cidadãos. A quarta revolução está ancorada em tecnologias, como “cloud computing” (computação em nuvem), redes sociais, mobilidade, internet das coisas (IoT), inteligência artificial. Tudo isto associado à maior capacidade computacional e dados. “É uma verdadeira onda que avança, alcançando absolutamente a todos e tudo. E não tem volta”, explica DR. PAULO BOFF, farmacêutico-bioquímico e pesquisador no assunto.

Que impacto isto causará na vida das pessoas? O que de positivo (e nocivo, se houver) trará à humanidade? Como as pessoas poderão proteger-se dos possíveis efeitos negativos desta instigante revolução? E o que ela trará de mudanças à saúde e, em especial, aos serviços farmacêuticos? As respostas estão com o DR. PAULO BOFF.

TEMA - A quarta revolução industrial é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (03.10.18), excepcionalmente, a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO – Para falar sobre o assunto, convidamos DR. PAULO BOFF, farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). BOFF tem mestrado em Farmácia e especialização em Administração, também, pela UFSC. Especializou-se, ainda, em Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e em Gestão e Liderança Universitária por meio de intercâmbio Canadá/Brasil. Atuou como professor e supervisor de estágio no Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC. Foi professor e coordenador de estágio, da farmácia-escola e do curso de Farmácia da Unisul. DR. PAULO BOFF é o diretor da Agência de Gestão, Tecnologia e Inovação (Agetec), da Unisul e conselheiro federal de Farmácia por Santa Catarina.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700