Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF e CRF-MT já começam preparativos para o Bem Estar Global em Cuiabá

Data: 09/10/2018

Novembro tem Bem Estar Global em Cuiabá (MT). Ainda falta mais de um mês, mas já começaram os preparativos para a ação da Rede Globo e do Sesi, que tem o @ConselhoFederaldeFarmácia como parceiro. Nesta segunda-feira, dia 08 de outubro, a coordenadora do Bem Estar Global no CFF, Josélia Frade, e o presidente do @ConselhoRegionaldeFarmáciaMT (CRF-MT), Alexandre Henrique Magalhães, se reuniram com o secretário-adjunto de Assistência em Saúde da capital mato-grossense, Luiz Gustavo Raboni. Na terça-feira, dia 09, Josélia Frade apresentou o projeto ao Plenário do CRF-MT e se reuniu com as equipes executiva e técnica, que trabalharão na ação.

 

Na reunião com o secretário municipal da saúde, foi proposta, à Prefeitura, parceria para o desenvolvimento das atividades na Tenda da Farmácia. Uma preocupação dos conselhos de Farmácia tem sido a continuidade do acompanhamento às pessoas atendidas pelos farmacêuticos durante o Bem Estar Global, quando esse se faz necessário. Josélia Frade frisa que o apoio da Secretaria Municipal de Saúde será fundamental nesse sentido. O secretário se sensibilizou com o pedido de apoio e acenou com a possibilidade de o município ser parceiro.

Para o presidente do CRF-MT, o Bem Estar Global “é uma oportunidade ímpar para os conselhos de Farmácia mostrarem à sociedade o farmacêutico atuando no cuidado à saúde”. Josélia Frade destaca que, de fato, os farmacêuticos têm muito a contribuir, como já aconteceu em outras cidades do país, incluindo Salvador-BA, Fortaleza-CE Betim-MG e Campo Grande-MS. Especialmente agora, diante do tema escolhido para as duas edições de novembro, o combate ao diabetes, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro.

 

Nas duas capitais, as pessoas com diabetes que passarem pela tenda serão submetidas aos testes de glicemia capilar e de hemoglobina glicada, além de receber orientações sobre o armazenamento e o uso correto de medicamentos como insulina, bem como descarte de materiais utilizados como seringas e agulhas. Serão distribuídos seletores para orientar os locais corretos de aplicação de insulina, e adesivos, para identificação de recipientes de plástico rígido recicláveis para descarte de seringas e agulhas.

Durante o mês de novembro, o CFF realizará, também, a maior pesquisa sobre diabetes já feita no país. A meta é que pelo menos 11,6 mil brasileiros sem diagnóstico de diabetes sejam submetidos ao teste de glicemia capilar, para verificar a prevalência dessa condição de saúde na população. Essas pessoas também terão sua circunferência abdominal, seu peso e sua altura medidos, além de responder ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para verificação do risco de desenvolvimento da diabetes. Os casos suspeitos serão encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica. Mais de 400 farmácias e seus farmacêuticos estarão envolvidos na pesquisa (para saber mais CLIQUE AQUI) .

Outros atendimentos que serão realizados no BEG Cuiabá
• Consulta farmacêutica
• Rastreamento em saúde
• Medida de pressão arterial
• Dosagem da taxa de glicose, colesterol capilar e hemoglobina glicada
• Medida de circunferência abdominal, peso e altura
• Orientações sobre uso correto e descarte de medicamentos e plantas medicinais
• Coleta de medicamentos vencidos e sobras, bem como orientação sobre pontos de descarte
• Distribuição de materiais educativos (seletores para orientação da aplicação de insulina; adesivos para identificação de recipientes de plástico rígido recicláveis para descarte de seringas e agulhas; folders sobre diabetes e uso e descarte correto de medicamentos)

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700