Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Cuidado farmacêutico em Farmácias Comunitárias vai chegar a 3.295 profissionais até 2019

Data: 28/09/2018

Inspirado na versão voltada ao SUS, que já beneficiou 1,3 mil profissionais em todo o país, o curso Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias foi lançado somente esse ano pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), mas já deve chegar a 3.399 farmacêuticos até 2019. Os primeiros polos entraram em atividade a partir de julho em Marabá, Parauapebas e Belém (PA). Até o final do ano começam as aulas em Cascavel (PR), Macapá (AP), Santarém e Castanhal (PA). Para o ano serão ativados mais 33 polos, em 18 estados, com 2.611 alunos.

O curso Cuidado Farmacêutico em Farmácias Comunitárias envolve aulas teóricas uma vez ao mês e tutoria após o segundo módulo, preparando os farmacêuticos para a implantação de serviços clínicos. “A nossa proposta é que, ao concluir a capacitação, os farmacêuticos estejam com pelo menos um serviço clínico estruturado no estabelecimento onde atua”, explica o coordenador do projeto, Valmir de Santi, conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná.

O presidente do CFF e conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará, Walter Jorge João, destaca que o curso foi pensado para consolidar o movimento clínico, impulsionado com a publicação das resoluções do CFF de números 585 e 586, ambas de 2013, e da Lei nº 13.021/14. “Nossa expectativa é a de que, assim como está ocorrendo no serviço público, o curso tenha um impacto positivo na valorização do profissional, bem como na qualidade da assistência à saúde prestada à população, nos municípios contemplados”.

 

Vejam os números

 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700