Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala da eficácia da Medicina Tradicional Chinesa na promoção e manutenção da saúde

Data: 05/11/2018

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é praticada, em seu País de origem, há mais 5 mil anos. Possivelmente, já era utilizada, há 8 mil anos, mas, ainda, sem uma sistematização. A modalidade acumula um precioso conjunto de conhecimentos e bem-sucedidas experiências clínicas, e faz parte da política de Governo da China para o setor de saúde. Para se ter uma ideia da fantástica aceitação da população pela MTC e dos impactos desse conjunto de terapias na saúde dos chineses, basta dizer que o País possui 4.238 hospitais e 877 mil leitos destinados à Medicina Tradicional Chinesa. A China tem uma população de mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes.

A MTC incorpora conhecimentos filosóficos do taoísmo e teorias, como yin-yang, zang-fu tchi-xue, jing-luo, métodos de acupuntura, moxaterapia, sangria e ventosa; exame clínico do pulso, da face, língua, olhos, orelha, fitoterapia, meditação etc. Desde a década de 1970, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula os seus países membros a incluírem a MTC em seus sistemas públicos de atenção à saúde. O Brasil acolheu a recomendação. Com a criação, em 2006, da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas), a MTC foi inserida no SUS (Sistema Único de Saúde).

Estudiosos entendem que a Medicina Tradicional Chinesa é uma ciência completa, rica, coerente e moderna em sua essência. Mas qual é a explicação para a MTC sobreviver aos milênios e às profundas transformações econômicas, sociais, culturais e na área da saúde, mantendo-se tão atualizada e necessária? Significa dizer que a verdade contida nessa medicina está correta e não envelhece?

Quem responde a estas e outras perguntas é o DR. PAULO VARANDA. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (07.11.18), a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista terá por tema central “a eficácia da Medicina Tradicional Chinesa na promoção e manutenção da saúde”. Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

ENTREVISTADO: DR. PAULO VARANDA é farmacêutico. Especializou-se em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura na Universidade de Pequim e na Universidade de Cheng Du, ambas na China. É pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), onde desenvolve estudos sobre o estímulo à produção de leite materno no pós-parto, por meio da acupuntura. É, ainda, Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (Sobrafa) e coordenador do Grupo de Trabalho em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do Conselho Federal de Farmácia. Em outubro, DR. PAULO VARANDA participou, na China, a convite do governo daquele País, do “Congresso de Medicina Chinesa de 2018”, realizado pela Comissão Nacional de Saúde e Família da China.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700