Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Projeto beneficia moradores de rua com kits farmacêuticos

Data: 17/01/2019

Farmacêuticos se juntaram a grupos de voluntários em Natal, no Rio Grande do Norte, para atender moradores de rua. A ação partiu do curso de Farmácia da Universidade Potiguar, onde professores e estudantes preparam kits farmacêuticos para auxiliar na higiene e melhorar a condição de saúde de quem não tem onde morar.

O farmacêutico e coordenador do curso, Gustavo Oliveira, explica que os produtos são usados no projeto Chuveiro Solidário, onde andarilhos têm acesso à estrutura para banho num carrinho reboque com chuveiros, pia, espelho, água aquecida, toalha e roupas limpas.

"Nós temos na universidade Potiguar o laboratório de manipulação - laboratório de farmacotécnica - e os alunos que estão em estágio no setor de manipulação preparam kits de higiene pessoal: sabonetes, shampoo, condicionador. E em algumas solicitações especiais a soluções com deltametrina, que é uma solução para combate de piolhos. Nós também temos alguns produtos que são manipulados para escabiose e pediculose. Então a gente também consegue atingir esse segmento de medicamentos."

O projeto inicia com o período letivo e finaliza com o término do semestre. Anualmente, chegam a ser produzidos 1400 kits farmacêuticos para moradores de rua. A própria universidade custeia os insumos e as embalagens dos produtos. O professor Gustavo Oliveira ressalta a importância social do projeto e para a formação de quem se prepara para o mercado.

“A gente tem uma boa adesão, uma boa receptividade e isso tem estimulado inclusive que os moradores de rua façam a sua higiene pessoal com esses kits. É um projeto interessante que consegue associar o desenvolvimento acadêmico, o treino de uma habilidade, o treino de uma competência e também despertar no aluno a responsabilidade social.”

Além de coordenador do curso de Farmácia da Universidade Potiguar, o farmacêutico Gustavo Oliveira é doutor em biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e servidor público do Hemocentro do estado.

Este e outros áudios pedem ser ouvidos na Rádio NewsFarma: www.newsfarma.org.br.

Fonte: Rádio NewsFarma

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700