Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala de descarte de medicamentos

Data: 25/01/2019

A “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (30.01.19) mergulhará no tema descarte de medicamentos. A farmacêutica DRA. GIZELE LEAL que, há anos, vem coordenando projetos de descarte correto desses produtos, em Minas Gerais, é a convidada para falar sobre o tema.

Os números associados ao descarte, no Brasil, são preocupantes. Eis alguns deles: 86% da população admite jogar esses produtos no lixo comum ou no vaso sanitário, de acordo com pesquisa da Faculdade Oswaldo Cruz. Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) traz pesquisa que revela que, em 64% dos municípios brasileiros, o lixo é depositado de forma inadequada, em locais sem controle ambiental ou sanitário.

DRA. GIZELE LEAL falará sobre as normas que dispõem sobre o descarte correto, as políticas públicas instituídas para o setor, os danos causados à saúde e ao meio ambiente pelo descarte inadequado, as dúvidas da população sobre para onde levar as sobras de medicamentos armazenados em casa, entre outras questões.

A ENTREVISTADA - Farmacêutica industrial pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), DRA. GIZELE LEAL tem habilitação em Homeopatia e especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas. Em 2006, ao assumir a responsabilidade técnica do almoxarifado central da prefeitura de Ipatinga (MG), sua terra natal, ela se viu diante do desafio de solucionar o grave problema da destinação dos medicamentos vencidos. Foi quando implantou a logística reversa, no Município.

Ali, fundou e dirige a empresa Farmabiente (Farmacêuticos no Meio Ambiente) e, em seguida, implantou – e coordena -, no Conselho Regional de Farmácia de Minas (CRF-MG), o “Traga de volta”, programa focado no descarte correto de medicamentos que, hoje, já atende a mais de 20 municípios mineiros. Ela é conselheira regional de Farmácia de Minas.

A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, às quartas-feiras, ao vivo, a partir das 13h40 (horário de Brasília), simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista, que é reproduzida no programa “Revista Nacional”, aos sábados, a partir das 8 horas, comandado pelo jornalista Walter Lima.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida com a participação do jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700