Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala de plantas medicinais

Data: 15/02/2019

É milenar o conhecimento dos efeitos terapêuticos das plantas pelo homem. Os milhares de anos, no entanto, não atestam que o uso popular das plantas com fins medicinais seja inteiramente correto. Cometem-se os mais diversos erros. Exemplos: fazer chá de folhas, quando deveria ser de flores, raízes, frutos ou sementes; ferver as plantas, em vez de preparar uma infusão; usar uma planta para determinado fim, sem saber que a indicação correta é de outra espécie. Outros erros são o uso simultâneo de chás de diferentes plantas e de chás com medicamentos alopáticos. “Plantas podem interagir entre si e com medicamentos alopáticos e, ainda, causar efeitos colaterais, entre outros problemas”, explica a DRA. KALLYNE BEZERRA COSTA. Ela é a convidada da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (20.02.19) para falar sobre plantas medicinais.

A ENTREVISTADA - Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), DRA. KALLYNE BEZERRA é pós-graduada em Farmácia Clínica, Prescrição e Fitoterápicos. Ela coordena o Projeto Farmácia Viva, da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFMA. É, ainda, a responsável pelos projetos de fitoterapia do Herbário Ático Seabra, pertencente à mesma universidade. A farmacêutica KALLYNE BEZERRA é, também, professora de Estética e Farmácia Clínica de cursos de especialização para farmacêuticos e nutricionistas.

Na entrevista da quarta-feira, ela falará sobre a revolucionária experiência do Programa Farmácia Viva, ressaltando os seus alcances em saúde, social, econômico e científico. KALLYNE enfatiza que as plantas devem ser objeto de estudos científicos e, só, a partir da conclusão dos mesmos, elas podem ser usadas, sob pena de o uso ser inadequado e oferecer riscos. A farmacêutica abordará, ainda, questões, como os perigos do uso incorreto, as interações, a qualidade das plantas, os estudos científicos, as vantagens de as prefeituras criarem os seus programas de Farmácia Viva etc.

FARMÁCIA VIVA – O programa coordenado pela DRA. KALLYNE BEZERRA COSTA, no Estado do Maranhão, nasceu nos estudos do professor Dr. Francisco José de Abreu Matos, ou apenas Professor Matos, que foi como o mundo conheceu e reverenciou aquele que foi um dos mais importantes cientistas do segmento de plantas medicinais e fitoterápicos. Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia do Ceará, em 1945, doutor em Farmacognosia, Matos foi um dos fundadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) da qual foi livre-docente e professor emérito.

O programa Farmácia Viva promove a utilização correta de plantas medicinais e seus extratos, baseada em estudos científicos, com o objetivo de tratar diversas doenças. O ponto de partida dos seus estudos foi o conhecimento popular. A Farmácia Viva serviu de modelo para a criação, pelo Ministério da Saúde, da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, por meio do Decreto Nº 5.813, de 22 de junho de 2006, e adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A ENTREVISTA - A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, às quartas-feiras, a partir das 13h40 (horário de Brasília), ao vivo e simultaneamente, pela "Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), ancorada pelo jornalista Luciano Barroso, e pela “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 KHz AM), tendo à frente o jornalista Cézar Faciolli. Ambas as emissoras pertencem à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista é veiculada dentro do programa “Tarde Nacional”, de grande audiência, no País. Da sucursal da “Nacional”, em São Paulo, o jornalista Anchieta Filho, também, participa da entrevista.

Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional de Brasília"/EBC, com o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida, com a participação do jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Para ouvir a entrevista, ao vivo, acesse a página da EBC (http://radios.ebc.com.br/aovivo?emissora=radio-nacional-de-brasilia). Depois, clique nos links da "Rádio Nacional de Brasília” (AM 980KHz) e “Rádio Nacional do Rio de Janeiro” (1.130 AM) para ouvir os programas ao vivo. Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700