Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Sírio Libanês tem projeto Terminologias de Medicamentos

Data: 21/05/2019

A assessora da presidência do Conselho Federal de Farmácia, Josélia Frade, esteve em visita ao Hospital Sírio-Libanês. Durante o encontro, no dia 26 de abril, Josélia esteve com a equipe do projeto Terminologias de Medicamentos, parte do portfólio do hospital para Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), no qual atuam os farmacêuticos Louise Pavini, Francieli Pereira, Laíse Figueiredo e Eugênio Neves.

A equipe multidisciplinar ainda é composta pelos médicos Beatriz Leão e Vladimir Pizzo, pelas enfermeiras, Gleicy Oliveira e Heimar Marin, pelo arquiteto de software, Vanderson Paim e pelo gerente de projetos, Luís Fernando Sader. O projeto Terminologias de Medicamentos tem como principal objetivo o apoio do Hospital Sírio-Libanês à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na estratégia de adoção dos padrões ABNT/ISO IDMP (Identification of Medicinal Products) no Brasil. Estes padrões abrangem todas as fases do ciclo de vida dos medicamentos como, por exemplo, ensaios clínicos, registro, comercialização, monitoramento e farmacovigilância.

Uma vez implementado o padrão permitirá a troca de informações sobre produtos medicinais ao redor do mundo de forma mais consistente, confiável e rápida entre agências reguladoras e por todo o setor farmacêutico e hospitalar. A adoção deste padrão vai além da garantia da rastreabilidade dos produtos medicinais, impactando desde a agilidade da autorização de comercialização de novas drogas até a dispensação e segurança do paciente.

O projeto é a continuação da Ontologia Brasileira de Medicamentos (OBM), desenvolvida também no contexto do PROADI-SUS, no triênio 2015 – 2017. No que diz respeito a medicamentos, o farmacêutico é o profissional de referência e têm função primordial nas atividades de adoção de padrões que possibilitem o intercâmbio de informações entre os envolvidos no cuidado ao paciente. A farmacêutica Francieli Pereira ressalta importância da atuação dos farmacêuticos na tecnologia da informação: “É muito gratificante poder compartilhar nossa excelência, ressaltar a importância dos padrões para a segurança do paciente e ainda mostrar a atuação do profissional farmacêutico em áreas inovadoras como a informática em saúde. ”

Josélia finalizou a visita reiterando a necessidade de padronização de terminologias para alguns setores da administração pública e o interesse em incentivar a participação de farmacêuticos nessas ações.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700