Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Congresso da Sbrafh reúne 1,5 participantes em Fortaleza

Data: 24/05/2019

O maior congresso da história da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, em Fortaleza (CE). Com 1,5 mil inscritos, o evento acontece até sábado, no Centro de Eventos do Ceará. O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, foi um dos componentes da mesa de abertura, da qual também fez parte a farmacêutica Alessandra Bastos Soares, segunda diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele parabenizou a presidente da Sbrafh, Maely Retto, e todos os envolvidos pela organização do evento.

O presidente do CFF falou sobre as ações do CFF no sentido de fortalecer a Farmácia Hospitalar e valorizar o farmacêutico que atua nessa área no país. Ele relatou as dificuldades em conseguir êxito nessas iniciativas e como exemplo citei a nossa tentativa de obter, junto à Ebserh, um organograma que viesse garantir à Farmácia à importância que ela merece dentro dos hospitais federais brasileiros.

Walter Jorge João destacou que o CFF continua trabalhando pelo pagamento de insalubridade em grau máximo aos farmacêuticos expostos aos quimioterápicos antineoplásicos. “A partir de uma demanda do CFF apresentada ao Ministério do Trabalho na 87ª Reunião Ordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do órgão, a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) conseguimos, em 2018, parecer reconhecendo esse benefício como devido, porém, sua efetivação foi emperrada pela extinção do Ministério do Trabalho”, assinalou.

Mais uma vez, o presidente do CFF conclamou todos os farmacêuticos a se unirem em favor das lutas da profissão e que não deem ouvidos aos pessimistas. “A Farmácia brasileira está crescendo, e registra avanços nunca antes imaginados. Que enxerguemos isso, como bem disse o palestrante Fernando Fernandez-Llimós Somoza, da conferência magna do evento. Está na hora de pararmos de nos queixar e partirmos para a fase da mudança.”

A presidente da Sbrafh, Maely Retto, destacou as ações realizadas pela atual gestão. Ela ressaltou a reformulação da página da sociedade na internet e a intensa produção científica da entidade. Várias publicações organizadas pelas comissões da entidade serão lançadas durante o congresso. Entre os livros, que estarão acessíveis no site, apenas na área restrita aos associados, está a tradução do Modric - Manipulação de Medicamentos Necessários para Crianças. A Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde continua com acesso livre. Para Maely Retto, que se despede da presidência da Sbrafh – as eleições foram realizadas no primeiro dia do congresso – o grande público registrado no evento é um sinal do crescimento da sociedade, que hoje tem representações em praticamente todos os estados.

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700