Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Cuidado Farmacêutico no SUS: capacitação vem mudando visão de pacientes e profissionais

Data: 24/05/2019

"Considero excelentes os resultados obtidos no curso Cuidado Farmacêutico não só pela aceitação dos usuários aos `novos` serviços prestados pelo farmacêutico clínico mas, principalmente, pela melhoria na adesão do paciente aos tratamentos prescritos", essa é avaliação de Fernando A. Fovis, farmacêutico que trabalha na cidade de Toledo, no Paraná, sobre o aprendizado que recebeu, em 2017, durante o curso Cuidado Farmacêutico no SUS, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Lançado pelo CFF em 2017, o curso de capacitação teve início no Paraná. Fernando se juntou a um grupo de colegas da região e conseguiu formar um polo para receber a qualificação. "Fomos contemplados e, no decorrer do curso, tivemos acesso a conteúdo de altíssima qualidade, instrutores e tutoria com grande conhecimento técnico que nos deram o suporte necessário para que iniciássemos as atividades práticas, ou seja, o atendimento clínico-farmacêutico em consultório".

Ele conta que os participantes tiveram a liberdade de selecionar pacientes, com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Direção do Departamento de Assistência Farmacêutica, para a organizar o fluxo e operacionalizar os atendimentos. "Particularmente, realizei atendimentos previamente agendados e outros a livre-demanda nos quais fiz atividades como aferição de sinais vitais, rastreamento e orientação em saúde, estímulo ao autocuidado, revisão da farmacoterapia, prescrição farmacêutica complementar, prescrição farmacêutica para o manejo de problemas de saúde autolimitados, orientação quanto ao acesso aos medicamentos e, quando necessário, o encaminhamento a outros profissionais de saúde", detalha o farmacêutico.

Em 2013, com a publicação das resoluções nº 585 e nº 586, do CFF, que estabeleceram a atuação clínica e a prescrição farmacêutica, Fernando vislumbrou a possibilidade de exercê-las no âmbito do serviço público. Soube que o Ministério da Saúde oferecia o Projeto de Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica como parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS (QUALIFAR SUS). "Mas foi somente em 2016 que tive acesso aos cadernos que trouxeram as informações da experiência pioneira. A partir daí, revigorei a vontade de exercer as atribuições clínicas", explica.

Como um dos profissionais que foram beneficiados pelo curso oferecido gratuitamente pelo CFF, Fernando diz que os farmacêuticos precisam buscar por qualificações para contribuir cada vez mais com as demandas de saúde da sociedade. "É preciso nos unir e articular, junto aos gestores do SUS, recursos e estrutura necessários para o desempenho dessas atribuições que causarão impacto positivo não só na qualidade de vida da população e também na diminuição de custos assistenciais que tendem a reduzir ao longo do tempo devido à melhor adesão aos tratamentos e adoção de estratégias para a prevenção de riscos e agravos em saúde".

Fernando Fovis ingressou no serviço público no ano de 2011 e, desde então, atuou na estruturação da rede da assistência farmacêutica do município de Toledo, contribuindo para a efetivação da farmácia comunitária da Vila Pioneiro. A partir de 2013, o farmacêutico focou na implantação da Farmácia Hospitalar no âmbito da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em 2018, iniciou as atividades no Mini Hospital, segundo pronto atendimento daquele município. Além disso, empreende no serviço privado, no município de Cascavel, em que desempenha atendimento clínico voltado para controle do peso e obesidade.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700