Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Pessoas com HIV contam com cuidado farmacêutico em UBS de Manaus

Data: 09/07/2019

Depois de participar da capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS, oferecida gratuitamente pelo CFF, entre 2017 e 2018, na capital amazonense, a farmacêutica Carolina Carvalho Pacheco passou a fazer diferença na equipe de saúde da UBS de atendimento a pessoas com HIV, em Manaus (AM). “Aprendi a realizar o cuidado farmacêutico, com isso pude contribuir ainda mais para a adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV e também a outras comorbidades que eles apresentavam”.

Servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA/Manaus), desde novembro de 2014, e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), desde maio de 2016, Carolina participou da implantação da primeira UBS a realizar atendimento de HIV em Manaus. “Realizava atendimento desses pacientes e com isso apliquei o conhecimento adquirido no curso sobre cuidados farmacêuticos nesses pacientes”.

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde 2011, a farmacêutica especializou-se em Farmácia Hospitalar no Centro Universitário Internacional (Uinter), em 2014, e fez mestrado em Ciências Farmacêuticas na Ufam, em 2014. Na Saúde Pública, desenvolveu diversas atividades, como dispensação e controle de estoque de medicamentos e produtos para saúde, orientação sobre uso correto de medicamentos, participou de programas como o Remédio em Casa, entre outros.

Mas, Carolina conta que encontrou maior realização profissional quando participou da implantação do projeto piloto de acompanhamento de pessoas com HIV em uma UBS da SEMSA/Manaus, onde atuou no período de 2016 a 2018. “O farmacêutico, no caso das pessoas vivendo com HIV, é um dos profissionais que o paciente tem mais contato, pois deve retirar o seu medicamento, via de regra, mensalmente. Então, eu consegui detectar algumas reações adversas, dificuldades ou falhas nas adesões aos tratamentos, angústias e dúvidas dos pacientes, e ajuda-los”, relatou Carolina.

De acordo com a profissional da saúde, o curso a ajudou a resolver dificuldades e dúvidas, como quando se deve contar com o apoio da equipe multiprofissional para resolver determinados problemas. “Aprendi muito com o curso e mudei a maneira como atendia aos pacientes. Realizava o atendimento de pessoas vivendo com HIV apenas com orientações gerais, fazia apenas registros básicos nos prontuários dos pacientes. Com o curso aprendi como fazer o cuidado farmacêutico propriamente dito, com a ajuda da tutora aprendi a fazer os registros SOAP no prontuário, encaminhamentos da forma correta, aprendi o que realmente deveria fazer durante a consulta”, explicou a farmacêutica.

Pela forma de conduzir o seu trabalho, Carolina ganhou destaque e assumiu, em maio de 2018, a chefia do Setor de Assistência Farmacêutica do Distrito de Saúde Norte, onde atualmente coordena as farmácias das UBS pertencentes a esse distrito. Pelo conhecimento adquirido e pelo amor pelas pessoas inerente à profissão escolhida, ela ainda faz atendimentos, esporadicamente, a pacientes vivendo com HIV em uma Policlínica da região.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700