Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

PELO REAJUSTE DAS BOLSAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE E A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO

Data: 21/02/2020

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) manifesta seu apoio ao reajuste das bolsas de Residência em Saúde e a equidade dos valores para todos os profissionais que integram as equipes. O valor da bolsa, de R$ 3.330,43 se destina custear as despesas dos profissionais, entre os quais, o farmacêutico, que atuam em regime de dedicação exclusiva, em jornada de 60h semanais. E essa bolsa a cada dia se desvaloriza em razão da inflação verificada no país e do aumento da alíquota de recolhimento da Previdência Social, o que contribui à diminuição da qualidade de vida destes profissionais e de suas famílias.


A residência em saúde é uma ferramenta essencial para a viabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem, nesta modalidade de formação, uma importante aliada na assistência aos usuários do sistema. Por acreditar nisso, o Conselho Federal de Farmácia tem, especialmente a partir de 2014, incentivado a participação de farmacêuticos nos concursos dos programas de residência de todo o país.


Cabe destacar que Saúde integral e de qualidade se faz com recursos humanos capacitados!Manter o poder aquisitivo desta bolsa, na forma de recomposição do seu valor, é manter o investimento na formação profissional, demonstrando respeito e valorização ao trabalho e dedicação dos integrantes da equipe multiprofissional, incluindo o farmacêutico residente, que presta serviços profissionais em seus espaços de prática.


Entidade responsável pela regulação e fiscalização do exercício profissional da Farmácia no país, o Conselho Federal de Farmácia, destaca que uma remuneração justa é um princípio básico para o exercício ético de qualquer profissão, e conclama os Ministérios da Saúde e da Educação a ajustar o valor das bolsas de residência, de modo a assegurar a atratividade dos programas e sua capacidade de formar recursos humanos de excelência para oferecerem seus serviços à população.


Os farmacêuticos possuem representação consolidada nos serviços públicos, tanto na promoção do uso racional de medicamentos quanto no cuidado ao paciente, e merecem ser valorizados, como residentes ou servidores públicos. O CFF estará atento a esta reivindicação e se coloca à disposição para subsidiar o debate sobre o tema.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas



TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700