Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Em Brasília, CFF e CRF-DF visitam farmácias em campanha contra o coronavírus

Data: 16/03/2020

  

Uma ação educativa levou informação sobre como acolher, avaliar e cuidar de pacientes com suspeita de coronavírus pelos farmacêuticos que atuam em farmácias do Distrito Federal. A visita com orientação e distribuição de guia e folder educativos começou na manhã deste sábado, dia 14 de março, na Rua das Farmácias e terminou à tarde, no centro de Taguatinga. Os responsáveis pela atividade foram o conselheiro federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Forland Oliveira Silva, e o vice-presidente do CRF-DF, Humberto Lopes, numa ação em parceria entre CFF e CRF-DF.

Eles visitaram diversos estabelecimentos e se reportaram aos farmacêuticos responsáveis para muni-los de informações baseadas em evidências, produzidas pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF). No local, foi gravado um vídeo explicando o objetivo da campanha e convidando os farmacêuticos brasileiros a buscarem informações nos sites do CFF e dos regionais.

“O objetivo dessa campanha é trazer para os farmacêuticos todas as informações necessárias para o atendimento e acompanhamento dos pacientes com suspeita ou infectados pelo COVID-19, e esse material foi todo elaborado com base em evidências científicas. Foi elaborado pelo pessoal do Cebrim/CFF, junto com assessoria técnico-científica do Conselho Federal de Farmácia e consultores ad hoc. É importante que o farmacêutico use essa ferramenta para o enfrentamento dessa pandemia”, ressaltou Forland.

De acordo com o guia, o farmacêutico deve garantir às pessoas com infecção, suspeita ou confirmada, um ambiente apropriado para a triagem e a prestação do cuidado. Deve também estar sempre atento para identificar, imediatamente, os casos suspeitos de infecção ou com potencial exposição à situação de risco, utilizando como recurso um questionário de triagem.

O vice-presidente do CRF-DF, Humberto Lopes, comentou a importância da parceria entre os conselhos e disse que a soma de esforços neste momento poderá diminuir os efeitos negativos da doença que se alastra dia a dia no mundo. “Nós estamos indo nas farmácias, visitando o farmacêutico, conversando e entregando esse material informativo”.

Humberto chamou atenção para que esta ação seja replicada em todo o País. “Nos sites www.crfdf.org.br e www.cff.org.br o farmacêutico encontrará informações seguras, baseadas em evidências, inclusive o guia de bolso. Ressalto, ainda, a importância da replicação dessa ação em todo o País para que os farmacêuticos que estão na ponta, nos estabelecimentos de saúde, deem a devida atenção aos pacientes”.

Acesse o guia de bolso: FARMACÊUTICO, saiba como acolher, avaliar e cuidar!

Acesse o Folder: Coronavírus - orientações farmacêuticas

 


 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas



TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700