Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmácia no combate à dengue

Data: 21/02/2011

 O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, participou, hoje (21.02), em Goiânia (GO), do lançamento do Comitê Estadual Contra a Dengue e da assinatura dos decretos que criam as figuras do Síndico Dengueiro e dos agentes jovem e mirim de combate à doença, primeiras ações da área da saúde do Governador de Goiás, Marconi Perillo.

Além do Governador e do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, o evento, realizado no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico, contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde de Goiás, Antônio Faleiros; do Secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Elias Rassi; do Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela e representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Universidade Estadual de Goiás (UEG); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Federações da Indústria e do Comércio e outras autoridades regionais.


O Comitê Estadual Contra a Dengue é formado por 39 órgãos e entidades. O Governador lembrou que, como ainda não há vacina que previna a infecção ou cure a doença, o trabalho tem de ser feito com a mobilização de toda a sociedade. “O trabalho que vai ser implementado por este comitê é muito importante, porque envolve escolas, sindicatos e a sociedade, de maneira geral, nesta tarefa que é dos governos, mas essencialmente da população”, destacou Perillo.

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, afirmou que o farmacêutico tem papel fundamental no combate à dengue. “O farmacêutico é o profissional de saúde que está mais próximo da população e pode orientá-la quanto às formas de prevenção e, num segundo momento, quanto ao uso correto do medicamento”, disse.

Souza Santos informou, ainda, que o CFF, como integrante do Comitê Estadual Contra a Dengue, já realiza algumas ações de combate à doença, no Estado e no País. “Emissoras de rádio estão divulgando, durante toda a programação, para todo o Estado, informativos do Conselho sobre a melhor forma de combater a doença. Além disso, o site do CFF divulgou o hotsite do Ministério da Saúde que traz informações sobre o mosquito e a doença, além de dados sobre a dengue, no Brasil e no mundo”, completou o Presidente do CFF.

 

Clique aqui e acesse o hotsite do Ministério da Saúde sobre a Dengue.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700