Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

XX Congresso de Etnomedicina

Data: 20/09/2011

Com a presença de mais de 400 farmacêuticos inscritos, teve início, ontem (19.09), às 8h30, no Seara Hotel, em Fortaleza (Ceará), o XX Congresso Italo-latinoamericano de Etnomedicina Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com a Sociedade Italo-latinoamericana de Etnomedicina (Silae). Na solenidade de abertura, estavam presentes os diretores do CFF Jaldo de Souza Santos (Presidente), Walter Jorge João (Vice-Presidente), e Edson Taki (Tesoureiro); o Secretário Estadual de Saúde do Ceará, Raimundo José Arruda Bastos; o Coordenador do Evento, Conselheiro Federal de Farmácia por São Paulo e Presidente da Comissão de Plantas e Fitoterápicos do CFF, Ely Eduardo Saranz Camargo; e o Presidente da Silae, Massimo Curini.

Ely Eduardo Saranz Camargo e Massimo Curini, em discursos, destacaram os avanços da fitoterapia, em todo o Planeta, e o empenho do farmacêutico para implementar e desenvolver o uso de plantas medicinais e fitoterápicos nas políticas de saúde pública. “Trazer ao Brasil eventos como este é uma forma de demonstrar ao mundo o quanto estamos desenvolvidos, que a demanda é crescente e o quanto é grande o nosso potencial de crescimento na área”, destacou Saranz Camargo.

Na abertura do evento, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, afirmou que o crescimento da profissão é fruto de um trabalho conjunto do CFF e de toda a categoria. “É de extrema importância para a profissão e para a saúde pública deste País que cada profissional aqui presente tenha a constante capacitação como uma de suas metas. É importante participar de eventos como este, que promovem a troca de experiências e de conhecimentos. Só assim, teremos condições de oferecer serviços cada vez melhores”, disse Souza Santos.

Ele destacou a hospitalidade do povo brasileiro, em especial, o cearense, e sua alegria em receber farmacêuticos de outros Estados e até mesmo de outros países. Lembrou, ainda, que, há 11 anos, a cidade de Fortaleza foi palco de uma de suas grandes emoções à frente da categoria farmacêutica. “Em 2000, fui homenageado, aqui, por colegas farmacêuticos que trabalham com cosméticos com o Troféu Velas do Mucuripe, uma peça artesanal que decora a minha sala”, destacou.

SILAE – A Sociedade Italo-latinoamericana de Etnomedicina (Silae) tem por finalidade promover o estudo, o desenvolvimento, o ensino, a formação e a divulgação do cultivo, transformação, comercialização e utilização de plantas de interesse medicinal e/ou alimentício, suas várias aplicações, bem como de seus derivados, particularmente em diversos países da América Latina e Europa. Para tanto, realiza seu Congresso, em anos alternados, na Itália e em Países da America Latina.

HOMENAGEM – O tem o nome de Francisco José de Abreu Matos em homenagem ao criador do Projeto Farmácias Vivas, que leva às hortas comunitárias do Ceará plantas medicinais com comprovada ação terapêutica. Matos, que faleceu em dezembro de 2008, era farmacêutico-químico, formado, em 1945, pela Universidade do Ceará (atual Universidade Federal do Ceará - UFC); foi professor de Farmacognosia na Faculdade de Farmácia e Odontologia da UFC; tornou-se doutor em Farmacognosia pela mesma Universidade e, em 1980, após dez anos no Departamento de Química e Graduação e Pós-graduação, aposentou-se.

Após a aposentadoria, Matos catalogou cerca de 700 espécies vegetais, no Nordeste, e, submetendo algumas a exames comprobatórios, descobriu que cerca de 70 plantas tinha ação comprovada científica e poderiam auxiliar a população cearense no tratamento de doenças. Nascia, assim, o Projeto Farmácias Vivas. Hoje, o trabalho no Projeto consiste em selecionar as plantas comprovadamente eficazes, cultivá-las no Horto de Plantas Medicinais da UFC, que leva o nome “Professor Francisco José de Abreu Matos”, produzir as mudas e passá-las para as hortas comunitárias.

PROGRAMAÇÃO - O evento vai até o dia 22 de setembro e conta com conferências, palestras, mesas-redondas, apresentações orais de pôsteres científicos de farmacêuticos brasileiros, latino-americanos e europeus, além de representantes de universidades brasileiras e estrangeiras, do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Serão debatidos temas como "Avanços das Políticas de Fitoterápicos no Mercosul"; "Padronização e qualidade dos fitoterápicos"; Conhecimento local sobre plantas medicinais . Mais informações no site www.silae.org.br

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700