Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Eventos

CFF promove debate sobre atuação farmacêutica na área de Alimentos

Data: 21/10/2008

 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF/GO), realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), o Encontro Regional de Professores e Profissionais Farmacêuticos da Área de Alimentos. "Esclarecer e alertar alunos e professores sobre as possibilidades de atuação na área de Alimentos é o grande objetivo do Encontro", afirma Nara Luiza de Oliveira, Presidente do CRF/GO.
 
Ela diz, ainda, que muitos estudantes, e até mesmo professores, não conhecem as possibilidades de atuação profissional nessa área. "Promover um encontro assim só fortalece a profissão. É a oportunidade de unir conhecimentos em favor do crescimento da Farmácia", completou.
 
Para o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, a importância do Encontro está no debate em favor do crescimento da profissão. Para tanto, o CFF levou ao evento a sua Comissão de Alimentos e Nutrição que, em conjunto com a Comissão de Ensino do CRF/GO, professores e profissionais, discutiram formas de expansão da área de Alimentos dentro da grade curricular dos cursos de graduação na região Centro-Oeste e, também, no âmbito profissional.
 
"É preciso esclarecer aos alunos que a Farmácia é muito maior que cada uma das especialidades, como a Farmácia Comunitária, as Análises Clínicas ou a Indústria. Hoje, há mais de setenta áreas de atuação do farmacêutico, entre elas, as de Alimentos e Nutrição", disse o Dirigente.
  
Atualmente, o curso de Farmácia da UFG oferece a disciplina de Alimentos em 190 horas-aula obrigatórias e 520 horas-aula optativas. Para a Coordenadora do Curso, professora Clévia Ferreira Duarte Garrote, o Encontro é de extrema importância para os professores. "São eles os responsáveis por repassar as competências e habilidades da profissão. Só depois do Encontro, vamos retomar a discussão sobre ampliar, ou manter a carga horária para a área de Alimentos do curso de Farmácia da UFG", afirma a Coordenadora.
 
Para Magali Demoner Bermond, Conselheira Federal de Farmácia pelo Espírito Santo e integrante da Comissão de Alimentos e Nutrição do CFF, o Encontro com professores, profissionais e estudantes tem três principais objetivos: fortalecer o ensino da área de Alimentos; discutir a regulamentação da área junto ao Conselho Federal e debater as responsabilidades e perspectivas para profissionais e educadores.
 
"Daqui, sairá a proposta de criação de um curso de pós-graduação na área de Alimentos para a região, que deve ser o primeiro de muitos que virão", finalizou Magali Demoner. A Comissão de Alimentos e Nutrição do CFF é composta pelos farmacêuticos Edson Figueira (DF), Jurandir Auad Beltrão (PA), Maria José Roncada (SP) e Magali Demoner Bermond (ES).

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700